Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) é aberta nesta quinta-feira

vemvercidade 24 Out, 2019 09:02 - Atualizado em 24 Out, 2019 09:09 Por G1 BA
Flica tem início nesta quinta-feira (24).
Foto: Ricardo Prado/Divulgação Flica tem início nesta quinta-feira (24).

Uma apresentação de fanfarra e duas mesas de debate, além de outras manifestações culturais, vão abrir a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no recôncavo baiano, nesta quinta-feira (24). O evento, que acontece em vários espaços da cidade, é uma das principais festas literárias do Brasil e chega à sua 9ª edição em 2019.

A abertura da festa literária, que esse ano homenageia a escritora baiana Gláucia Maria Lemos, acontece às 9h e será marcada por uma apresentação da fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira, nas ruas da cidade.

A primeira mesa de debate, intitulada “Cartografias do Brasil contemporâneo”, terá início às 15h e reunirá as autoras Lilia Moritz Schwarcz e Eliana Alves Cruz. A mediação será de Zulu Araújo, diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC).

Já a segunda mesa está prevista para as 19h. Os autores Itamar Vieira Júnior e Marcelo Maluf vão falar sobre “Cartografias da subalternidade: a construção do lugar do outro”. A mediação será de Wesley Correia. As mesas acontecem no Convento do Carmo.

A novidade do evento neste ano é o lançamento da Geração Flica, com programação voltada para adolescentes, no Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Cachoeira (BA). Nesta quinta, entre as atrações do espaço estão os escritores Edgard Abbehusen, Pam Gonçalves e Clara Alves.

O Território Flica, que também traz diversas atrações, é outra atração para o público, com eventos em diversos locais da cidade. [Confira abaixo]

No Espaço Educar para Transformar, que, desde o ano passado, está instalado na sede da Fundação Hansen Bahia, na Rua Treze de Maio, o público vai poder conferir obras expostas com quadros e esculturas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e álbuns do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), todos feitos por estudantes. No mesmo local, também tem encontros com autores, oficinas de literatura e recital de poesia.

Já na Praça Teixeira de Freitas, o Grupo Black Dance, feito por estudantes e artistas locais, fará performances de dança de rua. Estudantes, professores e visitantes participarão do ‘rolezinho cultural’, pelas ruas da cidade.

Também nesta quinta, no Sarau Ibeji, acontece o lançamento de obras de literatura negra infantil com presença de suas autoras, a exemplo de Cássia Valle, Ana Fátima Santos e Kalypsa Kardinaly. Para o momento estão previstas contação de história e apresentação musical.