Fisiculturista baiano com síndrome de Down treina para primeira competição

vemvercidade 18 Set, 2018 19:51 - Atualizado em 18 Set, 2018 20:02 Por TV Santa Cruz
Tiago é o único fisiculturista com down que se tem registro no país
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Tiago é o único fisiculturista com down que se tem registro no país

Um fisiculturista com síndrome de Down se prepara há 3 meses para uma competição, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Aos 36 anos, Tiago Vieira Pinto concorrerá pela primeira vez a um título no esporte.

O concurso será realizado durante uma feira de nutrição esportiva, em Fortaleza (CE). Tiago vai competir no sábado (22). Não há registro de outro atleta como ele no país, segundo a Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF).

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Com a determinação e a prática, os resultados, em apenas três meses de treino intensivo, já são bem visíveis. Isso porque, segundo o treinador de Tiago, Victor Farias, o atleta tem facilidade em ganhar massa muscular.

"Ele tem uma maturidade muscular muito boa. Tiago tem 36 anos, não é um garoto de 15 anos", explica Victor Farias para a TV Santa Cruz.

De acordo com os treinadores de Tiago, a paixão pelo fisicuturismo surgiu depois que o atleta começou a frequentar a academia onde treina. No local, a curiosidade levou à dedicação.

"Tiago sempre foi muito curioso e observador. Então, ele ficava sempre aqui pela academia e queria fazer todos os aparelhos de uma vez. E a gente foi observando. E uma vez só que a gente corrigia um movimento ou outro ele passava a fazer com perfeição", contou a treinadora e também fisiculturista Tamy Gonçalves.

Tiago mora com a família. Por conta da síndrome de Down, ele não desenvolveu bem a fala. No entanto, a condição não o impede de manter a rotina de treinamentos.

O atleta malha de domingo a domingo desde que ele e os treinadores decidiram participar da competição. Supervisionado por dois profissionais, Tiago exibe disposição e técnica durante o treinamento.

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

"Alinhando essa facilidade que ele tem de aprender os movimentos, ele executa quase que perfeitamente, foi mais fácil desenrolar o treino dele e, consequentemente, os resultados apareceram", disse o treinador e também fisiculturista Victor Farias.

Além do bom condicionamento físico, a musculação também tem melhorado a condição de vida de Tiago. A irmã dele, Ilana Vieira, conta que, antes dos treinos, o atleta era inquieto e dormia tarde. No entanto, com o fisiculturismo, a rotina de Tiago mudou.

"Ele agora está dormindo mais cedo. Porque antes ele gostava muito de dormir tarde, de ficar muito em internet. E agora ele está dormindo cedo, acordando cedo também. Isso mudou bastante. A gente está muito orgulhoso, extremamente. Tiago sempre foi um ser especial para gente e eu sempre agradeço dele ter vindo para a nossa família. Então, vai ser euforia para todos nós", contou Ilana Vieira.