Frota escolar sucateada por gestão anterior é desafio em Nordestina
Não bastassem os inúmeros problemas nas mais diversas áreas que vêm sendo enfrentados, o prefeito de Nordestina, Erivaldo Carvalho (PSL), tem um enorme problema nas mãos, agora, na educação. E o efeito negativo atinge a vida de milhares de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, que dependem do transporte escolar, cuja frota de micro-ônibus, encontra-se deteriorada e com condições precárias de funcionamento.
Segundo moradores, durante a gestão anterior, os problemas eram rotineiros, mães afirmam que por diversas vezes seus filhos tiveram que faltar à escola porque eram informados que o ônibus estava quebrado, tendo assim prejudicado diretamente a vida escolar dos estudantes.
Foram verificados pela atual gestão, na transição de governo, que a grande maioria dos veículos estava sucateados, inclusive os veículos da frota escolar, que se encontravam em condições precárias e sem nenhuma estrutura para manter-se em circulação. Muitos desses veículos não enquadravam-se segundo as normas de circulação do Código de Trânsito Brasileiro. Falta de cintos de segurança, faróis sem funcionamento, portas que não se fechavam, limpador de para-brisa inexistente ou sem funcionar, falta de pneus em condições de segurança (totalmente carecas), parte mecânica sem manutenção a vários anos.
Foto: Reprodução
Grande parte dos veículos foram deixados com a lataria e o interior deteriorados e em todos não foram encontrados pneus de socorro e macaco, ou seja, esses equipamentos foram extraviados ou na melhor das hipóteses, "perdidos". Fato que mostra o compromisso com que era tratado o transporte de alunos.
De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), trafegar com o pára-brisa trincado, e/ou janelas quebradas, pode afetar diretamente a segurança do motorista e de passageiro; Resolução Nº 216.
Foto: Reprodução
A nova gestão da Prefeitura Municipal de Nordestina informou que vem regularizando a situação do transporte escolar, tratando o assunto com a maior prioridade que a questão exige, reconhecendo a importância da educação para o desenvolvimento do município e garantindo o investimento em melhorias para o sistema escolar com um todo.