GCM de SP põe joelho no pescoço de homem negro e coloca saco branco perto dele para acusá-lo e prendê-lo por tráfico de drogas

vemvercidade 31 Mai, 2022 21:54 - Atualizado em 31 Mai, 2022 21:58

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo colocando o joelho no pescoço de um homem negro e um saco com pó branco perto dele para acusá-lo e prendê-lo por tráfico de drogas. O caso ocorreu na tarde de segunda-feira (30) na Rua Ana Cintra, na Santa Cecília, Centro da capital. 

Ao Portal g1, seus representantes criticaram a abordagem violenta da GCM e disseram que os guardas teriam "plantado" o entorpecente para incriminar o homem injustamente. Uma testemunha passava pelo local e gravou a cena com celular. 

A Justiça de São Paulo concedeu a liberdade provisória de César Victor Batista, de 56 anos, na tarde desta terça-feira (31) por falta de provas. "Analisando detidamente o vídeo apresentado pela Defensoria Pública após o término da audiência de custódia, verifico que o último guarda civil a se aproximar do autuado, já rendido e revistado, sai da viatura com uma sacola branca em mãos, onde aparentemente foram apreendidos os entorpecentes", diz a sentença.