Governo federal publica edital para projeto do ‘Canal do Sertão’ que atende Santaluz e outras 43 cidades baianas
O governo federal publicou nesta quinta-feira (28) o edital para o projeto básico da 1ª etapa do Canal do Sertão Baiano – projeto que pode beneficiar Santaluz e outros 43 municípios na Bahia. Ao todo, 1,5 milhão de baianos poderão usufruir do projeto hídrico que promete trazer água potável de qualidade.
Em julho deste ano, a obra foi contemplada com ação coletiva da bancada de deputados baianos no Congresso.
Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano consiste em um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem a finalidade de reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.
Segundo o Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), a obra vai viabilizar não somente o abastecimento humano, mas também oferecer segurança hídrica para gerar desenvolvimento social e econômico em áreas massacradas historicamente pela seca.
"Quando iniciamos a articulação junto ao governo e à bancada baiana, o projeto estava abandonado, sem dotação de recursos e sem nenhuma esperança de seguir em frente. Assumimos o compromisso, conseguimos os recursos para o projeto básico e hoje esse sonho começa a virar realidade. Não se trata de uma obra eleitoreira para a próxima eleição, mas de um projeto de longo prazo que é sem dúvida a maior intervenção no interior baiano das últimas décadas”, afirmou.
O democrata aponta também que o Canal do Sertão assegura a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação, e não apenas os atuais cinco mil hectares. “O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, completou.
Veja a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto: