Grupo faz protesto em frente a Equinox em Santaluz contra fechamento de garimpo em Cansanção

vemvercidade 02 Set, 2022 07:37 - Atualizado em 02 Set, 2022 07:42

Um grupo de manifestantes se reuniu na noite de quinta-feira (1), na estrada de acesso a Santa Luz Desenvolvimento Mineral, projeto de mineração da Equinox Gold situado em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, para iniciar um protesto contra o fechamento e destruição de equipamentos e máquinas que eram usados em um garimpo de ouro situado na comunidade Dexaí, zona rural do município de Cansanção, durante operação deflagrada pela Polícia Federal na última terça-feira (30). Mais de 70 policiais federais, com apoio de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM) participaram da ação (lembrar).

De acordo com o Calila Notícias, o propósito dos manifestantes, entre os quais se encontram garimpeiros dos municípios de Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Quijingue e Santaluz é conversar com representantes da Equinox Gold para tentar chegar a um acordo sobre um impasse envolvendo a área que foi alvo da operação policial.

“(A mineradora) está tentando tomar um dos nossos garimpos do município de Cansanção, onde a Polícia Federal baixou na última terça feira, 30 de agosto, e ateou fogo em vários materiais de trabalhadores sem ao menos ter uma possibilidade de conversa. Faremos essa mobilização com o intuito de uma conversa com encarregados (da mineradora), onde tentaremos chegar a um acordo que fique legal para ambos. Garimpeiros não são criminosos e nem ladrões, são pessoas que trabalham duro todos os dias para conseguir colocar comida na mesa, tentar uma vida melhor e tentar dar uma vida um pouco melhor para seus filhos”, disse um dos líderes do movimento ao Calila.

O grupo chegou ao local por volta das 21h e ateou fogo em pneus e pedaços de madeira. O início da manifestação ocorreu de forma pacífica.