Guarda Civil Municipal de Santaluz é referência do Sisal
O diretor da Guarda Civil Municipal de Santaluz Jacson Araújo que também faz parte da diretoria da AGMS – Associação das Guardas Municipais do território do Sisal - esteve presente na câmara de vereadores do município queimadas para expor a experiência da GCM-Santaluz que serviu de exemplo e foi citada por todos os veadores presentes na sessão da Câmara na última quarta (15).
Todo o bom trabalho que a Guarda de Santaluz está sendo visto de forma positiva e vem repercutindo na região, podemos dizer inclusive que a GCM de Santaluz é uma grande referência na região do sisal e quem sabe até da Bahia. Alan Braga – Representante da FEBAGUAM - Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais.
A instituição vem desenvolvendo ações e projetos no município de forma impar na região, desde o inicio do Projeto de restruturação da GCM em 2013 as mudanças são visíveis à população do município que tem acompanhado o trabalho dos agentes que passaram por instruções e formações que os permitem hoje atuar em beneficio da população.
Conheça alguns Projetos e Ações:
- Participação no PROEST
- Ronda Rural
- Ronda Escolar
- Ronda Mais
- Se Sentir Seguro
- Patrulha do Bem
- Cidadão Na Folia
- Por Dentro Da Lei
O Soldado PM Ricardo Noronha quando era responsável pelo órgão no inicio do processo de adequação possibilitou aos agentes adquirir formação em diversas áreas que vão desde relações pessoais até práticas de defesa pessoal e policiamento, além de ter possibilitado o acesso à plataforma de ensino ead da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a formação em quanto agentes de trânsito que garantiu a atuação em conjunto existente hoje com a SMTT – Superintendência Municipal de Trafego e Transporte – no controle do Trafego da cidade.
Central de Atendimento da GCM-Santaluz
Desde a Reforma administrativa do município em 2015 o órgão passou a estar diretamente ligado ao gabinete do prefeito e Jacson Araújo assumiu o cargo de Diretor Comandante da Guarda Civil Municipal de Santaluz que teve sua instituição e regulamentação aprovada pela câmara no final do mesmo ano pela lei Municipal 1443/15.
A instituição vem crescendo e em seus três anos de operacionalização ganhando a confiança e credibilidade frente a população luzense e das cidades circunvizinhas.
O Trabalho que vêm sendo executado pela Guarda em Santaluz hoje é de extrema importância, pois diante de um contexto onde os serviços que devem oferecer segurança pública encontra-se limitados a GCM vêm sempre se fazendo presente nas diversas situações, contribuindo para a ordem é segurança dos luzenses.
Sônia, 28 anos, Moradora de Santaluz.
A evolução acompanha uma crescente em todo Brasil onde a papel das Guardas Municipais vem sendo discutidos e revistos, o Estatuto Geral das Guardas Municipais também é recente e foi aprovado em 2014.
Contatos da GCM-Santaluz