IBGE abre inscrições para concurso de 181 mil vagas de Recenseador

vemvercidade 23 Fev, 2021 13:23 - Atualizado em 23 Fev, 2021 13:40 G1
O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores com o uso de dispositivos portáteis.
Foto: Reprodução O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores com o uso de dispositivos portáteis.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira (23) as inscrições do processo seletivo para quase 182 mil recenseadores para o Censo 2021.

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores com o uso de dispositivos portáteis.

O trabalho é temporário - o contrato de trabalho terá duração de 3 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades do IBGE. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.
O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.
O IBGE recomenda que os recenseadores se inscrevam para trabalhar em áreas próximas de onde moram para não haver despesas de transporte e facilitar a coleta de dados em locais que tenham maior familiaridade.
Quais as atividades do recenseador?
O recenseador deve coletar, presencialmente e por telefone, as informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo estabelecido para comparecer ao posto de coleta, conforme determinação do agente censitário municipal ou do agente censitário supervisor.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas pelo site do Cebraspe.
Qual o prazo de inscrição?
De 23/02/2021 às 10h até 19/03/2021 às 23:59.
Quanto custa a inscrição?
A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
Onde serão as vagas?
Há vagas distribuídas para praticamente todos os municípios do país.
Qual a remuneração do recenseador?

A remuneração é variável e não há um piso nem um teto de quanto ele poderá receber. Eles serão remunerados pela produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Ou seja, quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas faz, mais ele recebe.

O IBGE lançou um simulador online para que os candidatos possam simular quanto irão receber. A ferramenta estima a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas, considerando a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados para fazer a previsão da remuneração.
Basta ao candidato acessar o site e informar o município onde quer atuar e quantas horas semanais pretende dedicar ao trabalho.
"Lembramos que trata-se apenas de uma estimativa e que os valores apresentados na simulação não representam exatamente a sua remuneração remuneração futura", destacou o IBGE.
Quais os benefícios oferecidos ao recenseador além da remuneração?
Os recenseadores terão direito ao 13º salário e a férias proporcionais ao período em que trabalharem para o IBGE. Não está previsto o pagamento de auxílio transporte ou auxílio alimentação para os recenseadores pelo fato de não terem carga horária de trabalho estabelecida em contrato.
Pode se inscrever quem já concluiu o ensino médio?
Sim. A escolaridade mínima é o nível fundamental (antigo 1º grau), mas pessoas com o nível médio e até superior completo também podem se inscrever.
Quais as etapas do concurso?
A seleção terá a realização de prova objetiva, de responsabilidade do Cebraspe, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
Quando e como serão as provas objetivas?
As provas serão presenciais, em 25 de abril, em todos os municípios onde houver vagas.
As provas terão:
4 horas de duração, aplicada no turno da tarde
10 questões de Língua Portuguesa
10 questões de Matemática
5 questões sobre Ética no Serviço Público
25 questões de Conhecimentos Técnicos
O conteúdo programático está disponível nos editais. 
Quem será convocado para o treinamento?
Serão convocados para o treinamento os candidatos classificados dentro do número de vagas. Os demais classificados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente para realização do treinamento em função de reprovação de candidato no treinamento ou eventual desocupação da vaga, de acordo com a necessidade de trabalho e disponibilidade orçamentária.
Como será o treinamento?
A duração do treinamento é de cinco dias, com carga horária diária de 8 horas. O treinamento será composto por leitura do Manual do Recenseador e curso presencial. Após essas etapas, o candidato fará um teste final, no qual deve acertar pelo menos 50% das respostas e ter no mínimo 80% de frequência.
Para que serve o treinamento?
O treinamento é para capacitar o recenseador para a aplicação de conceitos e de procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico 2021. A efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do treinamento.

VEJA AQUI O EDITAL DO CONCURSO PARA RECENSEADOR