Internautas fazem vaquinha para guardador de carros que ajudou senhora a atravessar rua alagada no Rio

vemvercidade 11 Abr, 2019 09:45 - Atualizado em 11 Abr, 2019 09:56 razoesparaacreditar

Tudo aconteceu muito rápido, ontem publicamos um vídeo no nosso Instagram mostrando um homem ajudando uma senhora a atravessar a rua alagada no Rio de Janeiro, colocando caixotes para ela não se molhar. A história deu uma reviravolta e resolvemos fazer inclusiva uma vaquinha para ajudá-lo que pode contribuir aqui.

Pois bem, pela forma que o vídeo acontecia, muita gente enfatizou que a senhora não havia lhe agradecido, e que isso se configurava racismo estrutural (O que seria uma grande possibilidade!)

   


Não vamos aqui entrar nessa questão, pois ainda estamos de luto pela morte do músico Evaldo Rosa dos Santos, 46 anos, alvejado com 80 tiros, nitidamente por ser negro. E sabemos que num primeiro olhar poderia ser configurado como, no mínimo, falta de educação da idosa a história do vídeo.

Por isso, antes de qualquer posição nossa, tiramos o vídeo do nosso perfil e publicamos que estávamos em busca dele:

   

Mas, nada melhor que apurar os fatos, desde ontem a noite nossa equipe do Razões tem batalhado para conseguir o contato. E o Robério Xavier, meu amigo de longa data, conseguiu contato com a Thallyss Santos,que mora na Rua Ministro Viveiros de Castro, entre o trecho da Avenida Prado Junior e a Rua Belford Roxo, em Copabacana, no Rio. E ela, muito querida, foi até ele hoje, pra saber mais da história.

Capoeira, o guardador de carros mais simpático de Copa

Descobrimos que ele se chama Varlei Rocha Alves, mas todos naquela área o chamam de Capoeira, ele é um velho conhecido no bairro, e muita, muita gente conhece e gosta muito dele! Sempre muito solícito com todo mundo.

Conseguimos, com intermediação da Thallyss, falar com ele por telefone, ele nos disse que ajudou a senhora e outras pessoas a atravessarem a rua, inclusive já levou gente nas costas. Fez tudo com muito carinho, sem esperar nada em troca. E que ela o agradeceu muito pela ajuda, ao contrário do que parecia no vídeo.

Conversa vai, conversa vem, ele nos disse que tem um filho de 10 anos, chamado Darlei, e que perdeu a mulher há alguns anos em um acidente, e desde então o filho vive com a irmã, em Pavuna.

E que o maior sonho da vida dele é dar uma casa ao filho. Pois ele disse que está ficando velho, e gostaria de deixar algo pro menino.

A vaquinha do amor

Fiquei extremamente emocionado com a história do Capoeira e de toda a preocupação dele com o filho, por isso, resolvi fazer uma vaquinha online, para que pudéssemos ajudar de alguma forma a mudar essa realidade tão difícil, se você quiser ajudar também clique aqui. 

Descobrimos também que ele não sabe ler nem escrever, então, desde já quem quiser se voluntariar a ensiná-lo, para que consigamos um trabalho de carteira assinada pra ele.

Publicamos a vaquinha pela manhã, e eu, no auge da minha falta de noção de números, coloquei a meta de 20 mil reais (eu achando que era suficiente para construir uma casa), mas, depois que lançamos a história tem explodido no Brasil inteiro, e algumas pessoas me avisaram que esse valor não cobre todo o material, nem mão de obra. Por isso, dobramos a meta. Assim conseguiremos dar um lar para o Capoeira e o filho, e ainda se sobrar algo investir na educação do garoto. <3

As atrizes Alice Weg (maravilhosa! desde ontem estamos conversando para pensar na melhor forma de ajudar o Capoeira) e Marina Ruy Barbosa (rapidamente quando soube da história fez vários stories divulgando <3) estão encabeçando a ajudando na divulgação, assim comoCynthia Senek, David Brazil, Carol Castro, , dentre outros grandes nomes.

Ele até gravou há pouco para o Jornal Nacional! Junto do filho e da senhora que ele ajudou, que descobrimos que se chama Anuzia Corrêa, de 86 anos. Veja:

A grande lição que fica pra todos nós é que toda história tem dois lados, e que é sempre imprescindível entendermos como as coisas acontecem, para depois tomarmos uma providência.

Assim que batermos a meta, vamos mostrar tudo que acontecer dessa história e vamos juntos mudar a vida do Capoeira! Até o momento de fechamento desta matéria já foi arrecadado mais de 18 mil reais, aqui.<3

Se quiser ajudar toda a população do Rio diante das enchentes atuais, fizemos uma matéria com todas as formas de ajudar aqui.

P.S.: Quero agradecer imensamente a toda a serenidade do André Rodrigues, que me ajudou a racionar e fazer o que seria o correto a ser feito diante dessa história, obrigado! Te amo.

Crédito das fotos: Thallys Santos