Jovem artista de Santaluz expõe obra na CowParade; maior evento de arte a céu aberto do mundo

vemvercidade 10 Out, 2019 16:13 Da Redação

Passar pela estação do metrô, pelo shopping, por um ponto turístico ou por uma rua qualquer de Salvador e se deparar com uma vaca pastando, em pé ou mesmo deitada já e algo comum desde quarta-feira (9). É que até o dia 8 de novembro acontece CowParade Brasil, um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos contemporâneos de arte pop e de rua do mundo.

Sessenta esculturas em fibra de vidro e do tamanho real do animal estão espalhadas pela capital até o dia 8 de novembro. Todas as obras foram apresentadas na noite de terça-feira (8), no Forte do Santo Antônio Além do Carmo, durante coquetel para convidados. A diversão dos presentes era identificar as peculiaridades da personagem símbolo da mostra. A cada vaca, uma surpresa. E, uma delas é do jovem artista de Santaluz, na região sisaleira, Francisco Brasil, de 25 anos, que está com sua obra ‘Vacamigrada’ exposta para quem passar por Ondina (Gordinhas). “Minha participação no evento se deu através de edital - foram inscritos 453 propostas de artistas que residem na Bahia. Desses, 50 foram aceitos. Minha proposta estava entre uma delas”, explica Brasil.

Obra de artista luzense exposta em Salvador. (Foto: Divulgação)

De acordo com o artista luzense, a obra faz referência a vivência de seu pai na roça e o convívio dele com os animais, além de destacar o aspecto climático do Nordeste “As referências vem primeiramente de meu pai, sua vivência na roça e o o convívio com os animais. Unindo-se ao rigor climático da região Nordeste do Brasil, que sempre foi um dos fatores que motivam padrões de mobilidade de sua população. Nesse fluxo a "Vacamigrada", ergue-se para uma caminhada na busca de melhores condições de sobrevivência”, disse.

“Essa poética [Vacamigrada] nasceu de uma série chamada ‘Estudos sobre as noites sem lua’, que fala à respeito da falta de livre arbítrio sobre as escolhas impostas aos animais denominados como utilitários para os processos das organizações humanas”, detalha o artista. “Fantasiando que quando essas ossadas são jogadas no tempo, nas noites sem lua, onde não há luz, a magia do mato, permite esses animais ergam-se e possam viver aquilo que lhes cabia”, finaliza.

(Foto: VemVer Cidade)

Circulando pelo mundo há 20 anos, a CowParade é uma realização da Toptrends, empresa referência em realizar projetos de arte de rua, que já realizou doze edições da mostra no Brasil. Desde 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp numa atitude bem-humorada criou diversas esculturas de vacas, mais de cinco mil obras já foram expostas nos cinco continentes, produzidas por mais de 10 mil artistas.

A proposta é mostrar o talento de artistas regionais para o grande público, democratizando a arte. Após o término da exposição as esculturas serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado a instituições beneficentes selecionadas. Somente no Brasil, o projeto já arrecadou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social.

Os valores arrecadados serão destinados à Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), entidade filantrópica que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país e presta assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social, pesquisa científica, ensino em saúde e educação; e ao Hospital da Criança Martagão Gesteira, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste.