Juiz que decretou prisão de ex-ministro é ameaçado por bolsonaristas

vemvercidade 23 Jun, 2022 12:37 - Atualizado em 23 Jun, 2022 12:53

Responsável por decretar a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, o juiz federal Renato Borelli, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, recebeu diversas ameaças de pessoas ligadas a grupos de apoio a Ribeiro e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela assessoria da Justiça Federal do Distrito Federal. Ainda de acordo com as informações, todas as ameaças recebidas já estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

Nesta quinta-feira (23), o juiz também liberou o acesso aos autos do processo para as partes envolvidas e os advogados de defesa já trabalham na defesa do ex-ministro.


Milton Ribeiro foi preso na manhã desta quarta-feira (22) suspeito de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) (relembre aqui). Além de Ribeiro, pastores também foram alvo da operação chamada de "Acesso Pago".


O lobby dos líderes religiosos, de acordo com denúncias, teria garantido a transferência de recursos a municípios por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR), principal ferramenta de execução do fundo. As acusações em torno de recursos para a educação tiveram início em março deste ano. Na época, Milton pediu exoneração do cargo.