'Justiça por Marcelo': Moradores protestam em Santaluz após morte de jovem agredido por guardas municipais

vemvercidade 24 Jul, 2025 15:24 - Atualizado em 24 Jul, 2025 20:14
Protesto pelas ruas de Santaluz
Foto: Nondas Júnior VemVer Cidade Protesto pelas ruas de Santaluz

Familiares, amigos e moradores de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, realizaram uma manifestação na tarde desta quinta-feira (24) poucas horas depois da morte de Marcelo Silva Santos, de 33 anos, agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante o Santaluz Fest, evento que comemorava os 90 anos de emancipação política da cidade.


O protesto começou no bairro Morro dos Lopes, onde Marcelo morava, e seguiu em caminhada pelas ruas da cidade aos gritos de “Justiça”. Os manifestantes passaram pelo centro, fizeram paradas em frente à base da Guarda Civil Municipal, Prefeitura e no Fórum da Comarca de Santaluz.


Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os participantes exigiram responsabilização dos envolvidos e transparência nas investigações.

Foto: Nondas Júnior/VemVer Cidade


Segundo relatos da família, Marcelo foi atingido por vários golpes de cacetete ao lado trio elétrico, no último domingo (20). Ele foi socorrido por bombeiros civis ainda no local e encaminhado ao Hospital Municipal de Santaluz.

De acordo com informações apuradas, Marcelo estava consciente e seu estado de saúde era considerado estável, mas ele aguardava regulação para transferência a uma unidade com maior estrutura, onde faria exames.

Na manhã desta quarta-feira (24), ele sofreu uma recaída e morreu no hospital.


Agressão foi registrada em vídeo

Foto: Redes Sociais


Vídeos que circulam nas redes sociais mostram guardas municipais usando cacetetes para dispersar o público. Em uma das gravações, Marcelo aparece caído no chão, sendo atendido por socorristas e pelos próprios agentes da GCM.


Em nota divulgada nesta quarta-feira (24), a Guarda Civil Municipal de Santaluz informou que o caso está sendo apurado pela Corregedoria da corporação. A GCM afirmou que os guardas envolvidos na ocorrência foram afastados preventivamente, e que um procedimento administrativo foi instaurado para investigar os fatos.


Marcelo não resistiu aos ferimento e morreu nesta quinta-feira. Foto: Redes: Sociais