Lançamento do livro “Nossa Pátria Independente”, de Justino Nunes e Edisvânio Nascimento, reúne centenas de pessoas em Santaluz

vemvercidade 16 Nov, 2021 09:47 - Atualizado em 16 Nov, 2021 10:52

Na noite da última Sexta-feira, o Auditório Lindaura Carneiro de Araújo, localizado na cidade de Santaluz, na região sinaleira da Bahia, recebeu mais de 250 pessoas para prestigiarem o lançamento do Livro Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso, de autoria dos escritores Justino Nunes — poeta/cordelista e Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e o também poeta/cordelista, Comunicólogo e Mestre em Crítica Cultural pela UNEB, Edisvânio Nascimento. 

Foto: João Garcia. 


A Secretária de Educação, Nilzene Pereira dos Santos, falou da sua felicidade em poder estar com os autores “Edisvânio e Justino, estar com vocês nesse dia especial, foi para mim uma honra. Compartilhar o sabor de experienciar o diálogo, a emoção e a satisfação visível em cada um de vocês, permite dizer:  Gratidão pela realização e generosidade de partilharem conosco essa belíssima produção nessa parceria significativa que expressam "Nossa Pátria Independente”: Poesias a um Brasil Diverso”.

Chefe da Educação, Nilzene Pereira, falando ao microfone para o público presente no evento. Foto: João Garcia. 


De acordo com a atriz e Diretora Municipal de Cultura de Santaluz, Eva Lima Machado “Há tempos que venho tendo certezas de que o que me inspira, o que me encanta é poder ver pessoas realizando sonhos e transformando o nosso pensar! Esse foi meu diagnóstico cultural, no momento em que me deparei diante de tamanha riqueza literária em Santaluz”. Eva Lima destacou ainda, que se sentiu “muito honrada em compor a mesa em noite de lançamento de dois escritores tão autênticos, de uma simplicidade nata, uma noite de brilho e encanto, pois em cada canto havia luz nos olhares de um público ávido por cultura e arte em toda parte". E concluiu dizendo “Bravo meus amigos Edisvânio e Justino! Um sonoro Ora Viva por essas formas de conjugar o verbo inspirar!”.

Diretora Municipal de Cultura de Santaluz, Eva Lima. Foto: João Garcia. 


O vereador Paulo Sergio Alves Crespo de Souza (Paulão), único parlamentar luzense a prestigiar o evento com sua presença, fez questão de agradecer e enaltecer os autores — “eu quero aqui agradecer pelo convite de poder estar junto com vocês e seus familiares, fazedores de cultura, juventude, pessoas que fazem a cultura em nosso município neste momento brilhante que foi o lançamento do livro de vocês, de mais uma obra de arte que vocês construíram. Não tenham dúvidas meus amigos, que falar de cultura em nossa terra, passa por Edisvânio Nascimento e Justino Nunes. Para mim, que estive lá presente com meus filhos, foi uma honra para nós, podermos estar participando”. 

Ao centro, vereador Paulão (MDB). Foto: Arquivo pessoal.


Paulão acrescentou que espera em Deus poder ter outras tantas oportunidades como essa, para presenciar de perto a grandeza dos nossos talentos culturais “peço a Deus que lhes dê cada vez mais inspiração para que em obras futuras, cada vez mais estarem aprimoradas. Que sejam obras que tragam a cultura, para nós e para os nossos jovens, e que isso possa estar influenciando a educação de nosso município. Vocês são exemplos a serem seguidos. Ficamos honrados e agradecidos por nos permitir contemplar aquele momento de cultura e aprendizado para todos que se fizeram presentes. Contem sempre com esse vereador e esse amigo de vocês”. Finalizou.


Para o historiador e poeta Justino Nunes, um dos autores, o lançamento de Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso, sem dúvidas representa um feito muito importante para Santa Luz. Segundo ele “o lançamento desta obra literária representa um feito muito importante para a nossa cidade. Sobretudo no tocante à cultura e a educação." 

Justino Nunes. Foto: João Garcia. 


Ainda de acordo com Nunes, “acredito que eu e o meu amigo Edisvânio Nascimento estamos apresentando para a comunidade luzense e região, através deste livro, conteúdos que caminham desde a arte poética, viajam pela geografia e claro, fazem uma conexão com a história nos mais diversos contextos, econômico cultural e social”. Justino finalizou dizendo ser este momento, mais um sonho que se realiza — “para nós, enquanto escritores, é um sonho realizado; e para Santa Luz, é uma grande oportunidade de ter nas bibliotecas e salas de aula, um material muito completo, para a reflexão e conhecimentos enriquecidos com a beleza e a leveza da poesia ecoada através de nossas vozes poéticas”.


Edisvânio Nascimento, que ao lado de Justino Nunes, escreveu “Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso, falou de sua alegria ao estar participando de mais um projeto e podendo notar a receptividade afetuosa do público; “poder ter a oportunidade de estar junto com Justino, trazendo para o leitor e leitora, uma obra dessa envergadura, tem um significado muito grande. Não apenas, enquanto realização pessoal, mas sobretudo, pela importância das nossas reflexões, das nossas vozes poéticas e do que estar dentro da obra”. Ainda de acordo com Nascimento, “realizar um evento de lançamento de livro em Santa Luz, e conseguir levar mais de 250 pessoas para o auditório numa noite de Sexta-Feira, é ter a oportunidade de ascender ainda mais a chama da esperança de que o povo santaluzense acredita na Arte, na Cultura e na Literatura, cujas precisam ser olhadas com muito mais atenção e cuidado. E isso, é urgente!”. 

Edisvânio Nascimento. Foto: João Garcia. 


Ao falar da obra, Edisvânio acrescentou que o livro está dividido em dois capítulos, “e se trata de um chamado ao leitor para fazer uma leitura prazerosa sobre o Brasil. Pois por meio da poesia, trazemos muitas características que se fazem presentes neste país tão diverso; geograficamente, historicamente, economicamente, politicamente, socialmente, e claro, culturalmente. O livro é um convite ao leitor a refletir sobre o conceito Independência e de cultura, tendo em vista que, na obra, se aponta uma riqueza complexa em diversidade histórica, social e cultural presentes nas cinco regiões deste Brasil tão gigante. Não podemos olhar para o nosso país, com um olhar míope sobre o conceito de Independência e Cultura”. Concluiu.   


Outro destaque importante, foi a consciência do público acerca da existência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), em que os participantes do evento, observaram as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo o uso de máscara e utilizando o álcool em Gel, enquanto se fizeram presentes no espaço do evento. 


O livro continua à disposição dos interessados em adquirir o seu exemplar a um valor de R$ 30,00; e por enquanto, poderá ser comprado nas mãos dos autores, ou reservados através dos telefones: (75) 991 99 7140 ou (75) 99245 9637. Em breve, disponíveis também em outros espaços. 

Fotos: João Garcia.