Lula amplia vantagem contra Bolsonaro em eventual 2º turno, aponta pesquisa XP

vemvercidade 09 Jul, 2021 09:00 - Atualizado em 09 Jul, 2021 09:02
IMAGEM ILUSTRATIVA
Reprodução IMAGEM ILUSTRATIVA

O ex-presidente Lula ampliou a sua vantagem sobre Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno na disputa à presidência em 2022, conforme aponta a nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 8. O petista tem 49% das intenções de voto neste cenário, contra 35% do atual presidente da República.

A rodada de pesquisa do mês de julho mostra que, no geral, Lula tem 38% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 26%. O índice mostra um crescimento contínuo do ex-presidente nos últimos meses. Bem atrás, na corrida para tentar se consolidar como uma "terceira via", Ciro Gomes, do PDT, surge com 10%, enquanto o ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito nos casos que envolvem Lula, com 9%.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ventilado como candidato pelo DEM, aparece com 3%, praticamente empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e Guilherme Boulos (PSOL).

O levantamento testou também um cenário com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que recentemente se assumiu publicamente homossexual, no lugar de Doria, e o tucano aparece ligeiramente melhor com 4%.

A rejeição ao governo Bolsonaro continua em alta. Desde outubro do ano passado, o número saltou de 31% para 59% dos entrevistados que avaliaram a sua gestão como ruim ou péssima. Da mesma form,a os que acreditam que o governo é bom ou ótimo decresceu de 39% para 25%.

As entrevistas foram realizadas com 1.000 pessoas de todo o país entre os dias 5 e 7 de julho. A margem de erro é de 3,2%.