Mais da metade da população brasileira faz parte de algum grupo de risco da Covid-19, diz pesquisa

vemvercidade 13 Mai, 2020 10:32 - Atualizado em 13 Mai, 2020 10:34
Segundo estudo da Unifesp, são 86 milhões de pessoas que podem ter maiores complicações caso sejam contaminadas pelo coronavírus
Foto : Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília Segundo estudo da Unifesp, são 86 milhões de pessoas que podem ter maiores complicações caso sejam contaminadas pelo coronavírus

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que mais da metade da população adulta brasileira está no grupo de risco da Covid-19. São 86 milhões de pessoas que apresentam ao menos um dos fatores que podem aumentar o risco de complicações, se houver contaminação pelo coronavírus. A informação é do G1.

Segundo a pesquisa, dos 54% de adultos dentro dos grupos de risco, 30% deles têm ao menos um fator que pode causar o agravamento do quadro em caso de contaminação, 15% têm dois fatores, enquanto 9% têm 3 ou mais.

Foram considerados grupos de risco idosos (acima de 65 anos), portadores de doenças crônicas (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias crônicas (em particular doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral - AVC).

Com base em estudos mais recentes realizados nos Estados Unidos e na Europa, a pesquisa inclui outros fatores de risco, como doença renal crônica, obesidade, asma e tabagismo.

O estudo foi coordenado por Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp). Foram considerados dados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, os mais recentes da área. Outras variáveis analisadas foram sexo, cor da pele, escolaridade e unidades federativas do Brasil.