Merioldes Silva: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças e adultos
Hiperatividade é um termo que tem sido empregado de maneira errônea para classificar crianças peraltas e muitas vezes mal-educadas e sem limites. É importante saber que hiperatividade é um transtorno sério que causa sofrimento se não for tratado, para quem tem e para quem convive com o hiperativo.
“Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o individuo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Algumas crianças com TDAH são primariamente do tipo desatento. Outras podem ter uma combinação de tipos. As que sofrem do tipo desatento são menos perturbadas e muitas vezes não recebem o diagnóstico de TDAH.
Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão. Os sintomas de TDAH se dividem em três grupos: falta de atenção (desatenção), hiperatividade e comportamento impulsivo (impulsividade).
DESATENÇÃO
- Freqüentemente não presta atenção a detalhes ou comete erros por omissão em atividades escolares, de trabalho ou outras.
- Com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
- Com freqüência parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra.
- Com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domesticas ou deveres profissionais ( não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
- Com freqüência tem dificuldades para organizar tarefas e atividades.
- Com freqüência evita, demonstra ojeriza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante ( como tarefas escolares ou deveres de casa).
- Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades ( p. ex. brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais).
- É facilmente distraído por estímulos alheios á tarefa.
- Com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias.
HIPERATIVIDADE
- Freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
- Freqüentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
- Freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações impróprias ( em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
- Com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
- Está freqüentemente “ a mil ” ou muitas vezes age como se estivesse “ a todo vapor “ .
- Freqüentemente fala em demasia.
- Freqüentemente dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido completamente formuladas.
- Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez.
- Freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios ( p. ex., em conversas ou brincadeiras) .
IMPULSIVIDADE
- Freqüentemente dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido completamente formuladas.
- Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez.
- Freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (p. ex., em conversas ou brincadeiras) .
TRATAMENTO
- Medicamentoso
- Terapia comportamental
- Psicoterapia para a criança e a família pode ajudar todos a entender e ter controle sobre sentimentos estressantes relacionados ao TDAH.
Merioldes Silva, Psicologa - Colunista