Meteoro cai em Euclides da Cunha

vemvercidade 19 Nov, 2021 09:31 - Atualizado em 19 Nov, 2021 09:46 G1 Bahia
Conhecido popularmente como "estrela cadente", meteoro caiu em Euclides da Cunha, mas também foi visto em Monte Santo e Conceição do Coité.
Foto: Reprodução Conhecido popularmente como "estrela cadente", meteoro caiu em Euclides da Cunha, mas também foi visto em Monte Santo e Conceição do Coité.

Um meteoro cruzou o céu na Bahia e caiu na cidade de Euclides da Cunha, a cerca de 200 km de Salvador, por volta das 19h de quinta-feira (18). Conhecido popularmente como "estrela cadente", o fenômeno foi visto também em Monte Santo e Conceição do Coité, municípios vizinhos.

A imagem do momento em que o meteoro entra na atmosfera foi registrado por uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) em Conceição do Coité, a cerca de 150 km de Euclides da Cunha.

De acordo com o divulgador científico Alessandro Mota, da Bramon, que avistou e registrou o fenômeno, o meteoro estava a cerca de 50 mil km/h.

Meteoros são rochas espaciais, que fazem órbita sobre a terra. Eles ficam luminosos no momento em que entram na atmosfera terrestre. Além da luz, moradores também relataram que houve um estrondo. Ainda segundo Alessandro, o barulho é ouvido porque o fenômeno explode.