Moradores ateiam fogo em madeira e provocam incêndio em área de caatinga no norte da BA
Uma área de vegetação típica da caatinga próxima de um lago, em Paulo Afonso, sofreu um incêndio durante a tarde do sábado (15), depois de moradores atearem fogo em pedaços de madeira. Os bombeiros levaram menos de três horas para debelar a queimada, que se alastrou pelo local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as informações apontavam que na Rua da Boa Ideia, no bairro General Dutra, muita fumaça saía da região próxima à uma comunidade ribeirinha, com forte presença de taboas - plantas aquáticas típicas da caatinga, conhecidas popularmente como capim-de-esteira, que invadem rios, lagos e lagoas.
“Nós tivemos um pouco de dificuldade para o acesso por que o fogo atingiu essas plantas e como elas crescem para o leito do lago e ele estava seco, o risco de afundamento do solo era grande. Sem contar com a fumaça que estava bem alta”, contou a subtenente Maria Alice Pereira, chefe de operações do 15º GBM (15º Grupamento de Bombeiros Militar).
Com rapidez, as equipes usaram a mangueira da viatura Auto Bomba Tanque (ABT), veículo responsável pelo auxílio no combate às chamas, e debelaram o fogo.