Morre jovem agredido por guardas municipais durante festa em Santaluz

vemvercidade 24 Jul, 2025 12:22 - Atualizado em 24 Jul, 2025 21:41
Rapaz não resistiu aos fermentos na cabeça
Foto: Redes Sociais Rapaz não resistiu aos fermentos na cabeça

Morreu no fim da manhã desta quarta-feira (24) o jovem agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante o Santaluz Fest, realizado no último domingo (20), na cidade de Santaluz, região sisaleira da Bahia.


Morador do bairro Morro dos Lopes, o rapaz, de 33 anos, foi atingido por vários golpes de cacetete, de acordo com relatos da família. Ele chegou a ser atendido por bombeiros civis no local e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Santaluz, onde ficou internado à espera de regulação para uma unidade de maior complexidade devido à gravidade das lesões.


Segundo apuração da reportagem, o quadro clínico do jovem era considerado estável, e ele estava consciente. No entanto, ele apresentou uma recaída na manhã desta quarta-feira e não resistiu. 


Vídeos que circulam nas redes sociais mostram agentes da GCM usando cacetetes para dispersar a multidão durante a festa. Em uma das gravações, o jovem aparece caído no chão, sendo atendido por socorristas e pelos próprios guardas.


A família registrou o caso na Policia Civil, que já abriu um inquérito para investigar o caso. O corpo de Marcelo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, onde passará por necropsia. 

A Corregedoria da Guarda Civil Municipal instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de agentes envolvidos na ação que resultou na morte de Marcelo Silva Santos, de 33 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (24), poucas horas após a confirmação da morte do jovem e no mesmo dia em que moradores saíram às ruas em protesto pedindo justiça.

Foto: Redes sociais.