Música nordestina dita o ritmo no 2° dia do Mosaico de Leitura do Colégio Ação, em Santaluz

vemvercidade 09 Out, 2018 15:05 - Atualizado em 09 Out, 2018 19:40 Da Redação
XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação segue até a próxima quinta-feira (11), no Santaluz Sisal Clube.
Foto; Divulgação/Colégio Ação XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação segue até a próxima quinta-feira (11), no Santaluz Sisal Clube.

A autêntica música nordestina ditou o ritmo do segundo dia de apresentações do XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação, nesta terça (09), que explorou a oralidade, os cordéis, provérbios, ditados populares, causos, contos, entre outros aspectos  de identidade sertaneja.

O dia começou com a apresentação do projeto Banda Musical Ação (BMA) – composta por estudantes da própria instituição –  que trouxe releituras de obras  de Luiz Gonzaga, o ‘rei do baião’, além de clássicos da música sertaneja que cantam o sertão de todas as formas. O evento seguiu com diversas apresentações literárias, entre elas, uma feita por alunos do Ensino Fundamental que encantou o publico presente através de espaços de ludicidade, expressões brincantes, jogos, folguedos e guloseimas que valorizavam aspectos sócio-culturais do sertão.

(Foto: Divulgação/Colégio Ação)

Confira todas as apresentações do 2° dia: Pré-Escolar – Tarsila e o papagaio Juvenal. Mércia Maria Leitão e Neide Duarte; 1º ano FI - O Rei do Baião: do nordeste para o mundo. Arievaldo Viana (Cordelização dos Ritmos: xote e baião); 2º ano FI -  Maria, a bonita. Luciana Savaget. (A beleza da menina do sertão); 3º ano FI – João Sonhador e luz, a menina das nuvens. Cláudio Machado. – (causos, encantos...); 4º ano FI – Terra – Lampião e a Baronesa. Heloisa Prieto. (mito, crenças e floclorização); 5º ano FI – Bel, a princesa Nordestina. Leo Rocha e Débora Aldyana (reino, reis e rainhas do nordeste); 6º ano FII – Sebastiana e Severina. André Neves.(cultura, costumes, mazelas); 7º ano FII – O sertão de Antônio Conselheiro. Luciana Savaget. (messianismo); 8º ano FII – Vozes do Sertão. Lenice Gomes. – (Beleza e encantamento do mundo/sertão inclusive das Minas Gerais); 9º ano FII – A Beata Maria do Egito. Raquel de Queiroz.(Romeiros, política e Pe. Cícero); 1º ano EM – Cien años de Soledad – La saga de los Buendías em la cuidad de Macondo; 2º ano EM – Pelos Sertões de Gabo -- Tributo a Gabriel Garcia Márquez (Talk Show); 3º ano EM – Arte y interprteación de la realidade em las obras de Fernando Botero y la literatura de Gabo.

Professora Jussara Secundino ao lado de estudantes no 2° dia de mosaico. (Foto: Duvulgação/ Colégio Ação)


“Percebemos que a geofilosofia é uma filosofia social e política, na medida em que há uma relação da filosofia com o seu plano de imanência, seus conceitos e personagens conceituais. Portanto, quando há uma relação com a terra e com seu povo, há uma relação com um território nacional e seus tipos psicossociais e históricos.  E por revelar e tratar de identidades busca-se nesta edição, valorizar, cultuar e refletir sobre o ser e estar sertanejo com nossos alunos e entre eles.”, destacou o grupo gestor do Colégio Ação.


Além de toda a contribuição para as raízes nordestinas brasileiras, o Colégio Ação também explorou no dia de hoje, o Sertão nas línguas estrangeiras, como foi o caso do Ensino Médio.

(Foto: Divulgação/Colégio Ação)

O colégio insere desde os primeiros anos, o ensino da Língua Estrangeira aos seus alunos, porque entende a importância de tais disciplinas. O clima hoje a tarde foi reinado pelo Sertão Espanhol. Os alunos falaram sobre Arte, Literatura e homenagearam importantes personalidades espanholas da região dos sertões, como Gael Garcia Márquez e Fernando Botero.

(Foto: Divulgação/Colégio Ação)

XVI Mosaico de Leitura do Colégio Ação segue até a próxima quinta-feira (11), no Santaluz Sisal Clube.