Natural de Valente, Elisangela Araújo assume mandato de deputada federal no lugar de Zé Neto
A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, irá assumir uma vaga na Câmara Federal, nesta quarta-feira (24), em substituição ao deputado Zé Neto, que anunciou, nesta terça-feira (23), a licença do cargo para disputar as eleições para a prefeitura de Feira de Santana, durante uma entrevista coletiva, no município.
Elisangela, que é natural da cidade de Valente, teve 73.138 votos para deputada federal nas eleições de 2022, sendo a primeira suplente pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
“Estou muito honrada e feliz por este novo desafio. Sou uma mulher do campo; uma agricultora familiar, com muito orgulho das minhas origens; mãe solo; do PT; e faço parte de um projeto político liderado por nosso presidente Lula. Quero agradecer ao meu querido governador Jerônimo, que me confiou essa missão na Secretaria das Mulheres e me confia mais essa missão na Câmara Federal, onde serei mais uma força a somar para a Bahia e para Feira de Santana junto com Zé Neto, que, neste momento, demonstra uma nobreza muito grande”, afirmou.
Como esclareceu Zé Neto, “esta é a primeira eleição que vou me afastar e me dedicarei integralmente, com toda energia que tenho, para que Feira sai do isolamento, rumo ao futuro. Ter a companheira Elisangela, com vivência feirense, mulher do campo e aguerrida, assumindo como deputada federal, nos traz o conforto e a confiança de que serão mantidos todos os compromissos que tivemos em Feira, bem como as lutas por melhores dias para o povo baiano. Tenho certeza que nossa cidade estará muito bem representada”, afirmou.
Elisangela é uma agricultora familiar nascida no município de Valente, na região sisaleira. Ela iniciou sua militância nas comunidades de base rurais ligadas à Teologia da Libertação da igreja católica, onde se aproximou do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2014, ela fez sua primeira candidatura à Federal, recebendo mais de 31 mil votos. Em 2018, obteve 64.239 votos e, em 2022, na terceira tentativa, recebeu mais de 73 mil votos, ficando na condição de suplência.