Novo comandante da PM prega aproximação com a sociedade e avisa: 'Desvios de conduta na tropa não serão permitidos'

vemvercidade 29 Jan, 2021 09:54 - Atualizado em 29 Jan, 2021 10:06

O novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, falou sobre o desafio de assumir a gestão da corporação neste ano. Ele ficará no lugar de Anselmo Brandão, que estava no cargo há seis anos. "É um grande desafio, mas que temos a responsabilidade sobretudo de oficiais e praças, uma grande equipe, abnegados e vocacionados em servir ao outro. Com certeza nós desempenharemos essa missão a contento e atendendo os anseios da nossa sociedade. A PM está próxima de fazer 200 anos e constitui-se uma instituição basilar para o processo democrático do país e, sobretudo, na proteção do cidadão", disse Coutinho, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (29).

Questionado sobre a imagem da polícia perante a população, o novo comandante-geral afirmou que quer trabalhar a aproximação da tropa com a sociedade. "Entendo como reverter determinadas situações muito divulgadas pela imprensa, sobretudo pela sensação de insegurança da população. Vivemos um estado em dimensões continentais, do tamanho da França, e que a gente tem que fazer frente e dar segurança a mais de 15 milhões com efetivo que atende razoavelmente, mas que a cada dia a gente quer que melhore porque a atividade presencial de polícia é essencial", afirmou.

Paulo Coutinho citou ainda que não irá tolerar "desvios de conduta" na corporação. "Defendo a conscientização, interna e externamente. Em todas as minhas falas eu chamo a população a estar junto com a Polícia Militar e que confie em nossa instituição. Os desvios de conduta não serão permitidos. Nossa linha é uma linha correcional forte, sempre trabalharemos nesse sentido, com objetivo de querer que essa sociedade se aproxime como elemento preponderante de informação, justamente para que nós tenhamos esse alinhamento e consigamos, cada dia mais, proporcionar uma segurança melhor a todos", disse o oficial.

Ainda de acordo com Coutinho, a nova gestão terá como bandeira o combate ao crime organizado. "O crime se instala onde ele encontra facilidades. Na Bahia, ele não encontrará facilidades sob nossa gestão. O interessante de dizer é que, na última década, houve uma pulverização do tráfico de drogas. Isso nas grandes cidades, é uma realidade não só de Salvador, mas dos grandes territórios. Essa pulverização leva a disputa de territórios e enfrentamento entre criminosos, passando para a sociedade uma ideia de extrema violência, quando existe entre eles essa beligerância com objetivo de ocupar territórios", falou o comandante.