Obras inacabadas e falta de transporte escolar inviabilizam retorno das aulas em Conceição do Coité

vemvercidade 27 Jul, 2021 09:30 - Atualizado em 27 Jul, 2021 10:25
Banheiro do Colégio Antônio Bahia
Foto: Calila Noticias Banheiro do Colégio Antônio Bahia

A Secretaria Estadual da Educação definiu que os alunos do ensino médio retornavam às aulas semipresenciais nesta segunda-feira (26). Em Conceição do Coité, as aulas não foram incidas, como previa o calendário do Governo da Bahia, muito por conta da falta de regularização do transporte escolar e pelas condições precárias de algumas escolas. 

Conforme apurou o site local ‘O Calila Notícias’ a rede municipal de Coité deverá iniciar as atividades apenas no segundo semestre de agosto. Uma pesesquisa divulgada ontem (26) aponta que 132 cidades baianas desejam voltar às aulas presenciais só em 2022 (leia aqui). 

Uma equipe do site esteve no Colégio Estadual do Açudinho e encontrou obras inacabadas da reforma iniciada no passado. Mesmo que tivesse transporte não estaria apta a receber os alunos. De acordo com a reportagem, a escola não recebeu a estrutura de biossegurança “e da maneira que se encontra é inviável”.  

Colégio Estadual do Açudinho. Foto: Calila Noticias

O Colégio Polivalente, o maior de Conceição do Coité, onde tem aproximadamente 1.600 alunos matriculados, já passou por reforma completa. A parte de requalificação para que os alunos e profissionais tenham acesso ao álcool em gel, lixeiras, tapetes especiais está pronta para uso. Segundo a reportagem, o maior empecilho está sendo a falta d’água. De acordo com a reportagem, “se o transporte estivesse normalizado nesta segunda-feira não haveria aula porque há um problema na caixa de abastecimento identificado após a reforma”. A direção fez uma carta aberta para tratar do assunto.

Colégio Polivalente sofre com a falta d´água. Foto: Calila Noticias

Colégio Antônio Bahia o menor da rede estadual da sede de Coité. A unidade está adaptada para receber os profissionais e alunos, mas além da falta de transporte o único problema a resolver é a conclusão de um banheiro com acessibilidade.

O Colégio Olgarina Pitangueira Pinheiro o segundo com mais alunos matriculados está pronto para atender. Segundo o Calila Notícias, “não tem nada pendente e os alunos poderão desfrutar de um espaço muito mais seguro”. A estrutura de biossegurança está toda montada para receber o alunado e demais profissionais da educação e só não teve início por conta do transporte. A diretoria de Escola informou que independente do transporte dará início as atividades na próxima segunda-feira, 02/08. Considerando que o turno matutino a grande maioria dos estudantes reside na sede do município. Os alunos terão aulas presenciais de forma hibrida, cada sala será dividida em duas turmas, uma assiste aula nas segundas, quartas e sextas, outra as terças, quintas e sábados. A diretoria ainda informou também que os alunos que necessitam do transporte não terão prejuízos enquanto não puderem se deslocar até a escola, devendo manter o ensino remoto.

Colégio Olgarina Pitangueira. Foto: Calila Noticias

Já a direção do Colégio José Ferreira, o maior do Distrito de Salgadália, informou que o transporte escolar foi o principal motivo de não iniciar as aulas presenciais nesta segunda.