Oficina ‘Violinhas de Sisal’ é realizada para crianças e adolescentes de Santaluz

vemvercidade 20 Nov, 2018 21:32 - Atualizado em 20 Nov, 2018 22:02 Da Redação
Projeto é uma parceria da prefeitura de Santaluz com o ‘Som do Sisal’, e vai atender crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Foto: Ascom / Santaluz Projeto é uma parceria da prefeitura de Santaluz com o ‘Som do Sisal’, e vai atender crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O município de Santaluz tem seu desenvolvimento estreitamente ligado com a produção de sisal. E para promover a interação social e a relação com a música, a Secretaria Municipal de Assistência Social promove oficina com aulas de violão, através de violas confeccionadas com flechas de sisal.

Denominado de ‘Violinhas de Sisal’, o projeto é uma parceria da prefeitura de Santaluz com o ‘Som do Sisal’, e vai atender crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A novidade foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.

De acordo com a Ascom, a prefeita Quitéria Carneiro (PSD) acompanhou a aula inaugural e avaliou a inciativa como uma oportunidade de preparar as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência para um futuro ainda mais promissor, incentivando o aprendizado, promovendo a relação com a musicalidade, além de garantir a inclusão social. O SCFV é ligado ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.


O Som do Sisal

(Divulgação)

Criado em 2012, o grupo de jovens liderados pelo maestro Josevaldo, iniciou o desenvolvimento de um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura da região sisaleira. O projeto foi inspirado na violinha de buriti, encontrado no parque do Jalapão, no Tocantins. A partir disso deu início a construção de instrumentos musicais com a madeira do sisal e a criação do projeto O SOM DO SISAL. De lá pra cá, o grupo já foi reconhecido com um prêmio nacional (Prêmios Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2017) e outro prêmio estadual (Concurso Ideias Inovadoras 2015 – FAPESB).