Palestras, teatro e música sobre escravidão no Brasil reúnem dezenas de pessoas no auditório do José Leitão, em Santaluz
Na noite deste domingo (11) o espetáculo ‘História e Liberdade’ do Projeto Cultural Teatro Casa Velha reuniu no auditório do Colégio Estadual José Leitão dezenas de pessoas para debater a história da escravidão no Brasil por meio de palestras, teatro e música.
Para contextualizar
A abertura da noite contou com palestras da mestra em história Maria Aparecida a “pró Cida”, que apresentou dados históricos a cerca do processo de abolição do tráfico de pessoas e da escravidão negra no Brasil e da Psicanalista Jussara Secundino que ressaltou o comportamento humano e as concepções de liberdade.
O Espetáculo Teatral
“História e Liberdade” mergulhou no universo da escravidão, aos laços da expansão marítima que trouxeram uma nova forma de escravizar gêneros. O espetáculo retratou como os escravos que chegavam ao Brasil eram tratados como mercadoria e sofriam as mazelas de sustentar o sistema de produção da colônia.
Boa música
A noite ainda contou com apresentação do grupo musical de Jobson Silva do Teatro Casa Velha e Retorno de Saturno, os meninos trouxeram um repertorio contextualizado no tema, musicas que exaltavam a cultura negra e críticas sociopolíticas.