Papa Francisco faz novo apelo por paz na Ucrânia e lamenta 'uma Páscoa em guerra'

vemvercidade 17 Abr, 2022 14:54 - Atualizado em 17 Abr, 2022 14:56 Do Uol

Da sacada da Basílica de São Pedro, diante de dezenas de milhares de fiéis, o sumo pontífice lamentou "uma Páscoa em guerra". O líder espiritual de cerca de 1,3 bilhão de católicos insiste há semanas na necessidade do fim do conflito na Ucrânia, após a invasão do país pela Rússia em 24 de fevereiro. 


"Vimos muito sangue ser derramado, muita violência", apontou em sua tradicional bênção "Urbi et Orbi". Há uma semana, durante a a missa do Domingo de Ramos na Praça São Pedro, Francisco já havia feito um pedido de trégua durante a Páscoa.


Neste domingo, o papa expressou sua solidariedade ao povo ucraniano, aos milhões de refugiados, citando as vidas interrompidas e as cidades completamente destruídas. Sob aplausos, ele lançou um apelo novo por paz. 


"Que haja paz na Ucrânia martirizada, tão massacrada pela violência e pela destruição desta guerra cruel e sem sentido à qual foi levada. Que uma nova aurora de esperança tenha início em breve para o fim desta noite terrível de sofrimento e morte. Que a paz seja escolhida!", declarou.