São desenvolvidas atividades para as crianças com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos de idade. Nesta faixa etária as crianças são mais desenvoltas, ágeis em seus movimentos, experimentam um nível intermediário de autonomia, uma fase de oposição e desafio aos limites.
São desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, com espaços temáticos onde as crianças podem mergulhar na sua fantasia ou representar a vida real para exercitar a leitura, a memória e a capacidade de concentração, através de jogos e quebra-cabeças, além de viajar nos seus projetos e pelo fascinante mundo da arte
o Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade.\r\n\r\nO objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Para isso, segundo o artigo 32º da LDB, é necessário:\r\n\r\nI - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;\r\nII - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;\r\n\r\nIII - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;\r\n\r\nIV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
o Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano.\r\n\r\n\r\nO objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão. Para isso, segundo o artigo 32º da LDB, é necessário:\r\n\r\nI - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;\r\nII - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;\r\n\r\nIII - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;\r\n\r\nIV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
O Educandário Construção do Futuro é uma instituição de ensino fundada em 03 de março de 1997. Como Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Educandário Construção do Futuro, situado à Avenida Santa Luzia, nº 373– Santa Luz/BA tem como princípio básico oferecer a sua clientela uma educação de qualidade.
Como instituição escolar o Educandário Construção do Futuro até 2008 oferece educação para alunos específicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Contudo a partir do ano de 2009 implementa a nova proposta de Ensino Fundamental para 9 anos de duração. A matrícula nesse nível de ensino passa a incluir as crianças de 06 anos de idade no Ensino Fundamental, para garantir maiores oportunidades de aprendizagem no período inicial de escolarização e assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino, elas possam ter melhor desempenho nos estudos e alcançar melhor nível de escolaridade.
Desenvolver uma educação ao alcance de todos requer uma metodologia diversa que dê respaldo ao professor para enfrentar a complexidade do cotidiano escolar que é representado pelas diferentes camadas sociais. Contudo, o corpo docente tem investido no aprimoramento do seu exercício educativo a fim de desempenhar o compromisso político e social de educar.
A escola, por constituir-se um centro irradiador de conhecimento, tem através da incorporação da imaginação, da afetividade, do respeito à diversidade pelos seus profissionais, maiores condições de envolver integralmente o aluno. Nesse intuito o trabalho pedagógico é dinâmico e parte do conhecimento que a criança já domina, respeitando seu ritmo, para que ela atinja a plena realização do seu potencial.
O Educandário Construção do Futuro, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade assegurar a plena formação do educando, através da aquisição de conhecimentos e habilidades que favoreçam o exercício consciente da cidadania e estudos posteriores.