Parceria entre Equinox e Prefeitura de Santaluz, Festival de Cricket reúne centenas de estudantes da rede municipal

vemvercidade 28 Out, 2022 19:29 - Atualizado em 28 Out, 2022 22:28

Centenas de estudantes da rede municipal de ensino de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, participaram nesta quinta-feira (27), do 1º Festival de Cricket. Trata-se de um projeto executado pela mineradora Equinox Gold, em parceria com a Prefeitura local. 

Foto: VemVer Cidade 

O evento, que culminou essa primeira etapa do projeto, que teve início em março desse ano, reuniu as escolas Cenos, Pedro do Vale Irmão, Senhor do Bonfim, José Armando Correia, Jeovan Bandeira Lima e Elesbão Barreto no Estádio Municipal, onde houve dezenas de partidas simultâneas, divididas em várias modalidades. 

Ao todo, foram 208 estudantes, que ao longo de meses de treinamento, adquiriram habilidades com o esporte que utiliza bola e tacos — que é conhecido por muitos como 'rebatida' ou 'taco'. Entre esses atletas mirins, estava a estudante Raiane Evangelista, 13 anos. 

"Antes do cricket chegar na escola, o futebol era o mais praticado. Foi uma novidade muito legal e quanto mais a gente treina e pratica, mas fica interessante esse esporte", disse a aluna do 8ª ano, da  Escola Pedro do Vale Irmão. 

Raiane, estudante da rede municipal de ensino. Foto:VemVer Cidade 

Para a secretária municipal de Educação, Nilzete Santos, a modalidade esportiva ajuda na integração entre as escolas e complementa o processo educacional do alunado. 

"Um dia muito importante para a educação. É muito gratificante ver a comunhão entre as escolas da zona urbana e rural, abrangidas pela nossa secretaria.  O Cricket é um esporte que complementa outras experiências educacionais para os nossos alunos, disse a chefe da Educação de Santaluz. 

Secretaria municipal de Educação, Nilzene Santos. Foto: VemVer Cidade

"Quero deixar aqui meus agradecimentos à Equinox pela parceria, aos nossos profissionais de educação física pelo empenho e a prefeitura, em nome do nosso prefeito, Arismário Barbosa, por abraçar mais uma iniciativa educacional", finalizou Nilzene. 

Assim como o futebol, o cricket também foi criado pelos ingleses, porém se popularizou mais no outro hemisfério do planeta. O professor Alexandre Felippe, representante da Confederação Nacional de Cricket Brasil – parceira da Equinox – não escondeu a satisfação de ter difundido esse esporte em Santaluz.

"Hoje foi o dia de colocar em prática tudo o que foi trabalhado em cada escola. É um dia de muita alegria também para a Cricket Brasil, por difundir esse esporte fantástico na cidade de Santaluz", disse Felippe, da Cricket Brasil.

 Alexandre Felippe. Foto: VemVer Cidade

"Através do cricket conseguimos passar vários valores morais para a garotada, tanto na prática quanto na teoria do esporte. Além do benefício físico, de tirar as crianças do sedentarismo, e quem sabe, despontando novos atletas que possam brilhar Brasil à fora", finaliza Felippe. 

O evento contou com as presenças dos secretários municipais Professor Natanael (Esporte, Cultura e Lazer), José Hailton (Indústria, comércio e mineração) e Pedro do Salão (Assistência Social), além de vários desportistas locais.


CONFIRA FOTOS DO EVENTO NA GALERIA ABAIXO