Paróquia de Santa Luzia promove celebração à canonização de Santa Dulce dos Pobres na comunidade de Piabas

vemvercidade 19 Nov, 2019 19:50 - Atualizado em 19 Nov, 2019 21:27 Da Redação

Foi realizada na tarde do último domingo (17) uma celebração à canonização de Santa Dulce dos Pobres, na comunidade de Piabas, município de Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

Caravanas vindas de várias partes do município e de povoados de Valente, na mesma região, marcaram presença na festa católica. O evento é idealizado pela paróquia de Santa Luzia em comemoração ao dia mundial dos Pobres, dia dedicado à reflexão sobre os mais necessitados.

Além de missa, o evento contou com apresentações literárias dos poetas Justino e Marlene Araújo, apresentações da vida e obra de Irmã Dulce e a história da comunidade católica de Piabas, que foi contada através depoimentos dos participantes. Ao final foi realizada a missa solene ministrada pelos padres Alexandre e Elias, párocos de Santaluz. 

Foto: Divulgação

A comunidade de Piabas nasceu enquanto centro católico em 1979, e acolheu Santa Dulce dos Pobres como padroeira quando a mesma ainda era beata, em 2010. 

A senhora Nivalda Santana, de 81 anos, moradora de Piabas, falou sobre o domingo religioso e da escolha de Dulce como padroeira da comunidade. "Essa missa para nós foi um dia muito importante, porque toda a comunidade participou da caminhada na fé até aqui. Minhas sobrinhas foram catequistas, meus filhos também participaram das reuniões de catequese e na construção da capela e escolhemos Irmã Dulce para ser a nossa padroeira antes de ela ser considerada oficialmente santa daqui da nossa região, porque ela é baiana e é exemplo de pessoa a ser seguida", disse.