Poetas de Santaluz lançam projeto literatura de cordel: 'Uma arte de trazer vida para a memória'

vemvercidade 21 Fev, 2019 15:05 - Atualizado em 21 Fev, 2019 16:26
Poetas de Santaluz estão entre os seis escritores nordestinos e entre os 25 reconhecidos e premiados pelo Ministério da Cultura
Foto: VemVer Cidade Poetas de Santaluz estão entre os seis escritores nordestinos e entre os 25 reconhecidos e premiados pelo Ministério da Cultura

Aconteceu na noite desta quarta-feira (20), o lançamento do projeto Literatura decordel: uma arte de trazer vida para a memória, de autoria do poeta cordelista e graduado em história pela Universidade do Estado da Bahia, Justino Nunes do Nascimento em parceria com o também cordelista, Comunicólogo e Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia, Edisvânio Nascimento.

Projeto é um dos ganhadores do Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco, Categoria Mestres e Mestras – pessoa física e faz parte do Edital de seleção pública nº 01, de 26 de abril de 2018 / Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

O evento aconteceu no espaço do Centro de Formação Integral Menino Jesus, no Morro dos Lopes e reuniu diversas personalidades: professores, poetas e poetisas, representantes de escolas públicas e particulares, profissionais da saúde, lideranças políticas, religiosas e dos movimentos sociais, empresários e amantes da arte e da cultura luzense.

(Foto: VemVer Cidade)

O projeto tem como proposta incentivar a realização de encontros e rodas de conversas sobre cultura popular com foco na literatura de cordel e outros gêneros literários, encontros para a produção de textos: poemas com versos livres e rimas e o próprio cordel e ao final, organizar e publicar um livro/coletânea com os textos produzidos durante a vigência do projeto.

De acordo com o poeta Justino Nunes, “a ideia do Projeto é possibilitar com que os 30 artistas estreantes, através dos encontros de compartilhamento, elaborem seus textos que irão integrar um capítulo de um livro que deverá ser lançado ainda no segundo semestre deste ano”.

À esquerda Edisvânio Nascimento, e Justino Nunes falando com o público. (Foto: VemVer Cidade)

Já o poeta Edisvânio Nascimento, destaca que “além de possibilitar que novos talentos da poesia surjam para o cenário poético luzense, trata-se de um projeto ousado, que visa também a valorização dos escritores que em algum momento já publicaram suas obras. Tendo em vista que o livro terá um capítulo reservado especialmente para eles que serão nossos convidados especiais para contribuírem com um de seus textos. Além disso, buscaremos a participação de alguns professores de nossa terra que são amantes e defensores da nossa cultura, para que também tragam suas contribuições textuais para o livro. O que com certeza marcará uma etapa de grande ganho para a nossa literatura”, finalizou.

O final do projeto, será culminado com um seminário de lançamento do livro/coletânea e posteriormente, enviado ao Ministério da Cultura e Escolas Públicas e privadas, associações comunitárias, bibliotecas municipais e bibliotecas das Universidades Federais Estaduais, principalmente as baianas, além dos Institutos Federais de Ensino, além da divulgação das atividades nos meios de comunicação de Santa Luz e região (rádios, sites e blogs).

* Redação Santa Luz FM

(Fotos: VemVer Cidade)

(Fotos: VemVer Cidade)