Poetas Justino Nunes e Edisvânio Nascimento lançam nesta sexta-feira, 'Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso'

vemvercidade 12 Nov, 2021 12:24 - Atualizado em 12 Nov, 2021 12:44

Nesta Sexta-Feira (12), às 18h 30, mais uma vez, o auditório Lindaura Carneiro de Araújo estará em festa para receber os escritores Justino Nunes, um queimadense de nascimento, mas santaluzense de alma e coração, Justino é graduado em história pela UNEB e poeta cordelista; e o também poeta cordelista, Comunicólogo e Mestre em Crítica Cultural pela UNEB, nascido em Quijingue, mas que sem dúvida já podemos considera-lo um filho de Santa Luz, Edisvânio Nascimento.

Justino e Edisvânio. (Foto: Adriano Reis \ VemVer Cidade \ arquivo)

Dessa vez, os autores trazem para os leitores a obra intitulada Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso. Obra que foi agraciada pelo Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência. Edital de seleção pública nº 03, Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas / Secretaria da Economia da Cultura do extinto Ministério da Cultura de 2018.

O livro era para ter sido lançado ano passado, mas em decorrência da pandemia causada pela COVID-19 que já vitimou mais de 600 mil vidas no Brasil, teve seu lançamento adiado.

Para o historiador e poeta Justino Nunes “este é um momento a ser celebrado por Santa Luz, por se tratar de mais uma conquista da nossa arte, da nossa cultura que é tão rica e tão grande”. Ainda de acordo com Justino “este é mais um sonho que se realiza. Por estar tendo a oportunidade de lançar uma obra literária, que acredito ser muito importante, não só para as questões culturais, para a Literatura de Cordel, mas porque se trata de uma obra que com certeza poderá ser trabalhada na sala de aula, tendo em vista que ela trata sobre várias temáticas que se fazem presentes neste Brasil tão diverso”. Concluiu.

Para Edisvânio Nascimento, “Nossa Pátria Independente: Poesias a um Brasil Diverso, é sem dúvida um convite ao leitor a fazer uma leitura prazerosa sobre o Brasil. Pois por meio da poesia, trazemos muitas características que se fazem presentes neste país que é tão diverso; diverso geograficamente falando, historicamente, economicamente, politicamente, socialmente, e claro, culturalmente”. Para Nascimento, “o livro é também um convite ao leitor a refletir sobre o conceito de cultura, tendo em vista que, na obra, se aponta uma riqueza em diversidade cultural presente no Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul deste Brasil tão gigante. E, não apenas com um olhar míope, sobre o conceito de cultura”.  

O livro tem o prefácio escrito por Edil Silva Costa que possui em Doutorado em Comunicação e Semiótica pela (PUC-São Paulo) e Mestra em Estudos Literários (UFBA) e é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB e membro do Grupo de Trabalho de Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Já o Posfácio é escrito por Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Doutora na área de Letras pela UFBA, na linha Documentos da memória cultural-Teorias e críticas da cultura; e pós-doutorado em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de graduação em Letras e do Programa de pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB.

O evento que terá inicio às 18h 30, contará a jovem talentosa Thielly Dias, que fará o musical de abertura e o cerimonial será conduzido pela comunicóloga e Mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Jussara Borges.

Após o cerimonial, os autores estarão participando da cessão de autógrafos para os leitores que poderão adquirir o livro durante o evento a um valor de R$ 30,00. Os autores, preocupados ainda com a existência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), estão aconselhando que os participantes do evento, sigam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo o uso de máscara e utilizando o álcool em Gel que estará à disposição de todos, no espaço do evento.