Policial militar é preso suspeito de matar homem que fazia denúncias contra prefeito de cidade baiana

vemvercidade 05 Mai, 2022 09:24 - Atualizado em 05 Mai, 2022 09:30

Um policial militar e outras cinco pessoas foram presos durante uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (4), na cidade de Acajutiba, a 185 km de Salvador. A ação tinha como objetivo apurar o assassinato de um homem que era conhecido no município por cobrar mais transparência da prefeitura.

Os policiais foram para a cidade para localizar os seis suspeitos, que tinham mandados de prisão temporária em aberto. Outros 14 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

O crime aconteceu em 20 de junho de 2020. A vítima, identificada como André Santos de Souza, havia gravado um vídeo dias antes de ser morto falando que se fosse assassinado seria por causa das cobranças.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima já havia alertado também que as ameaças de morte partiam de funcionários de uma empresa de segurança que presta serviço para a prefeitura, e que pertence ao policial militar que teve mandado cumprido nesta quarta.

Foi com base nesses indícios, que, de acordo com o MP-BA, foram deferidos pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia os pedidos de prisão e busca e apreensão.

Além de endereços residenciais e profissionais dos investigados, a sede da Prefeitura Municipal de Acajutiba, no centro da cidade, também foi alvo da operação.

Batizada de “Êmulo”, a ação foi deflagrada pelo MP-BA, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Força Tarefa de combate a crimes praticados por policiais civis e militares, das Corregedorias da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e da Polícia Militar, além da Polícia Rodoviária Federal.