Prefeitura de Nordestina adere projeto de fortalecimento da agricultura familiar em parceria com universidade

vemvercidade 14 Jul, 2017 12:57 - Atualizado em 14 Jul, 2017 16:21
Encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura.
Foto: Divulgação Encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura.

Com objetivo de contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar na alimentação escolar, a prefeitura de Nordestina aderiu ao projeto ‘Mais Mercado’ em parceria com a da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O convênio foi assinado na sala de reuniões da prefeitura, na manhã da última quarta-feira (14), e contou com representantes da gestão local e da universidade.

Na oportunidade foi feita uma reunião de apresentação da XIII Feira Regional da Economia Popular e Solidária. Primeira a ser realizada no município. “Temos neste evento, a oportunidade de demonstrar a organização local e potencial produtivo de nosso município’’, ressaltou
a Secretária de Agricultura, em nota.

Reunião com representantes da prefeitura e da Ufrb. (Foto: Divulgação)

Sobre o ‘Mais Mercado’

O projeto Mais Mercado - Articulação entre  a  oferta  da  Agricultura  Familiar tem como principal objetivo fortalecer o processo de comercialização das Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (OEAF) da Bahia, ampliando a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) nos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal, valendo-se das formas de atuação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Uma das ações do Mais Mercado é a construção de um programa de extensão na UFRB para formar agentes de comercialização que atuarão na ampliação das compras da Agricultura familiar no PNAE. Financiado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e pela Fundação de apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), o Programa Jovens Agentes de Comercialização (PJAC) selecionou o primeiro grupo de agentes em fevereiro de 2017.