Prepara-se! Vem aí o Mosaico de Leitura 2021 do Colégio Ação

vemvercidade 30 Set, 2021 15:37 - Atualizado em 30 Set, 2021 16:12

O Mosaico de Leitura é um evento que faz parte do contexto pedagógico do Colégio, sempre trabalhou em cima das leituras e linguagens. Trazendo as visões dos alunos diante dos livros que foram trabalhados durante o ano.

A ideia do Mosaico de Leitura, permeia sobre como ressignificar a memória das leituras realizadas durante toda a trajetória de vida. O objetivo neste trabalho, é inventariar lembranças, cenas, experiências de leitura, sentimentos e valores atribuídos nestes tempos de isolamentos e todo esse processo que desencadeou nas relações pessoais e interpessoais e na sociedade como um todo.

Para realizar esta investigação primeiramente propusemo-nos a percorrer os caminhos teóricos sobre a leitura. Para isso, são eleitas as contribuições teóricas voltadas para a história e sociologia da leitura, desenvolvidas a partir das teorias discutidas por. Os estudos da Sociologia da Leitura, nascidos no início do século XX, objetivam, entre outros aspectos, compreender de que maneira a leitura afeta os leitores e os modifica, como se desenvolvem suas práticas leitoras e rastros de leitura no processo de constituição do leitor. Analisam-se também as predisposições dos leitores que provêm de seu perfil sociocultural, das motivações da leitura, suas opiniões, suas expectativas ou o lugar que ocupam na estrutura social associadas às disposições dos textos, que também são variáveis: razões, condições e modos de publicação do texto escrito, distribuição, difusão, tendência de opinião sobre certos temas.

Diante da circunstância, o afetamento observado nas relações sociais e relacionais tem insistindo em que se busque formas de cuidar da saúde emocional e tentar refletir sobre formas de “trazer de volta as relações entre a comunidade escolar de forma mais afetiva e amorosa” daí a tentativa de através do nosso mosaico de leitura edição 2021 de tratar sobre um tema que reflita sobre os exílios emocionais e perceba estes isolamentos através de outros espaços geográficos, outras culturas, outros povos e transforme esta grande viagem em manancial humano para a volta à casa.

Com o tema: “A LEITURA NOS TRANSPORTA PARA O MUNDO E NOS TRAZ DE VOLTA PARA CASA”, pretendemos dar o sentido de voltar para si mesmo, ou seja, depois dessa experiência com a pandemia de isolamento, viajar através da leitura, viajar em vários lugares continentes assimilando as mais variadas formas de expressão. Volta para casa. Essa frase simples, cheia de significado e tão cara à literatura, ganhou contornos dignos de nota nas mãos premiadas de alguns escritores(as)

O que almejamos com esse trabalho?

Possibilitar espaços de organização e formação de crianças e adolescentes, favorecendo sua participação na busca de soluções para os problemas que lhes afetam, a fim de expressarem, esclarecerem seus sentimentos e emoções durante este período pandêmico.

Enriquecer atividades literárias com múltiplos expressões de linguagens artísticas, selecionar e mobilizar intencionalmente, recursos criativos de diferentes linguagens e recursos tecnológicos.

Identificar e explicar questões sócio culturais e ambientais possíveis de compreensão e mediação através das expressões desenvolvidas pelos atores desta comunidade escolar.

Contamos com a presença de todos vocês. Fiquem ligados para acompanhar mais sobre esse encantador evento.