Professora de colégio público de Santaluz trabalhou com alunos em sala de aula tema da redação do Enem dias antes da prova e celebra acerto

vemvercidade 07 Nov, 2024 20:01 - Atualizado em 07 Nov, 2024 20:57
Professora de Santaluz trabalha tema da redação do Enem dias antes da prova e celebra acerto
Foto: Colégio José Leitão Professora de Santaluz trabalha tema da redação do Enem dias antes da prova e celebra acerto

A professora de Redação e Literatura, Cacilda Cunha, do Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz (BA), viveu uma experiência memorável no último domingo (3). Pró Cacilda, conhecida entre os alunos pelo compromisso em prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acertou o tema da redação dias antes da prova, abordando em sala um assunto que se aproximava significativamente do tema oficial do Enem: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.


Durante as aulas preparatórias, Cacilda trouxe o tema dos desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, levando os alunos a refletirem sobre a importância e as dificuldades da preservação das raízes culturais, especialmente as de origem africana. O tema escolhido pelo Enem exigia um aprofundamento na herança africana no país, o que facilitou a compreensão dos alunos de Cacilda, que já haviam se familiarizado com a temática dias antes.

Professora realizou atividade dias antes da prova. Foto: Arquivo Pessoal 


"Foi uma emoção muito grande quando vi o tema no domingo", conta a professora, ainda empolgada com a coincidência. "Saber que meu trabalho em sala de aula foi importante para que meus alunos tivessem a oportunidade de vivenciar o tema alguns dias antes foi uma alegria enorme. Estou muito feliz”, celebrou a professora. 


Cacilda relembra que não foi a primeira vez que acertou um tema do Enem. Em 2016, ela também abordou em sala de aula o tema da intolerância religiosa, que acabou sendo o foco da redação do exame daquele ano. 


"É uma temática muito importante para a formação dos nossos estudantes", explica, evidenciando a relevância de discussões que envolvem respeito e diversidade no contexto educacional.

Foto: Arquivo pessoal