Profissionais da enfermagem da região sisaleira organizam manifestação para cobrar piso salarial
Profissionais da enfermagem da região sisaleira da Bahia estão organizando manifestações para esta quarta-feira (21) e que devem acontecer simultaneamente em várias cidades.
Em Santaluz, a manifestação será na Praça da Bíblia, a partir das 7h30. A organização convida toda sociedade luzense que reconheça a luta da categoria.
Em suas redes sociais, o prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa (Avante) e o secretário de Saúde Municipal, VanVan do Mucambinho, já se manifestaram favoráveis à manifestação.
As mobilizações acontecem após a liminar do ministro Luis Roberto Barroso que suspendeu o piso da categoria. Segundo o ministro, a decisão é para que sejam analisados dados sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso.
O texto do projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).