Puberdade e adolescência é a mesma coisa?
vemvercidade
24 Out, 2016 18:36
- Atualizado em 28 Out, 2016 01:43
Merioldes Santos Silva
A Puberdade é um fenômeno que acontece no corpo físico pela ação dos hormônios, sendo este universal, começando entre os 12 e 15 anos e seu termino acontece aos 18 anos. Para muitos pesquisadores a puberdade é considerada como uma transição entre a segunda infância e a adolescência.
Seu início pode ser precoce com 09 anos ou tardio com 14 anos, com o surgimento de pilosidade nas axilas e púbis, em decorrência do desenvolvimento das gônadas (ovários e testículos). Nesta fase acontece o estirão, que é um crescimento acelerado do corpo, sendo mais acentuado nos membros inferiores e superiores, mãos, pés, nariz para depois o tronco atingir a sua proporção adulta, por isso que na puberdade todos ficam desengonçados, alguns apresentam tontura e até mesmo desmaios, já que o cerebelo que coordena os movimentos, leva de seis meses a um ano para se adaptar a nova realidade corporal.
Adolescência é a fase em que acontecem as mudanças mais marcantes na vida do indivíduo, e nessa mudança do status biopsicossocial,, as mudanças psíquicas e físicas se processam de diferentes modos, colocando este sujeito num corpo de adulto com a cabeça de criança, em que ele vive conflitos anteriores que se intensificam nesta fase, condizentes com o amadurecimento das estruturas psíquicas, com a conscientização do “EU” como estrutura da individualidade, autonomia e independência do ambiente, questionando , refletindo e tentando assimilar valores.
Nesta fase, o sujeito está em busca de si mesmo e de sua identidade. Segundo Freud: “A adolescência é um período filogenético, o qual reflete as experiências anteriores do desenvolvimento psicossexual. Ao lado da sexualidade emergente (as mudanças fisiológicas do amadurecimento sexual), caminham componentes psicológicos – mudanças sociais, emocionais e comportamentais.”
Ainda para Freud, as mudanças fisiológicas levam a insegurança, dificuldade de ajustamento e mudanças de conduta. Já as mudanças sociais, são percebidas pela falta de segurança, inclusive quanto a questões sexuais, vindo em alguns casos, a desenvolver relações homossexuais que são breves e temporárias e mais tarde firma-se nas relações heterossexuais. Nas mudanças emocionais e comportamentais o jovem apresenta rebeldia, agressividade, ousadia, angustia ansiedade e mau humor.
“Nesta fase o indivíduo esta em busca de si mesmo e da identidade, e não consciência de si, como “ser no mundo”, como uma unidade pessoal. Há adoção de diferentes identidades que coexistem e se alteram: Identidade transitória; é a conduta vivida pelo jovem como decorrência de uma aquisição; Identidade ocasional; é a construção de um modo de ser diante de situações novas; Identidade circunstancial; adotada conforme o grupo em que participa.”
Apesar de ser um fenômeno que acontece em todo o mundo, a adolescência possui características bem individualizadas a depender do ambiente sociocultural do indivíduo segundo a concepção antropológica, com etapa evolutiva peculiar ao ser humano, entrando em culminância do processo de maturação biopsicossocial, sendo uma idade que apesar das características biológicas próprias, tem uma psicologia e sociologia peculiar. Nas mudanças corporais residem as angustias básicas do jovem e suas crises de valores conduzem as transformações da criança em adulto.
Na adolescência observa-se também, a redefinição da imagem corporal, perda do corpo infantil, o processo de separação/individuação e substituição do vínculo de dependência simbiótica com os pais de infância por relações objetais de autonomia plena, elaboração de lutos referentes a perda da condição infantil, o estabelecimento de escala de valores ou código de ética próprio, a busca de identificação no grupo de iguais, o estabelecimento de um padrão de luta/fuga no relacionamento com a geração de adultos, a aceitação de ritos de iniciação como condição de ingresso no status adulto e assunção de funções ou papeis auto-ortogados.
O termino da adolescência é difícil de se determinar devendo-se obedecer a vários fatores e classe cultural, ocorrendo por volta de 25 anos na classe média, variando de acordo com a condição sócio econômica da família de origem do adolescente.
É uma fase de muitos questionamentos e que se caracteriza geralmente na rebeldia com os pais ou responsáveis e valorização dos amigos. Sendo que é importante que os pais mantenham vigilância, cuidados e estejam sempre orientando-os, por que mesmo que aparentemente eles não valorizem estas orientações, elas sempre vão estar presente norteando seus atos e se no primeiro momento este adolescente agi exatamente de maneira inversa a orientação recebida, no futuro ele volta a refazer seus passos dentro destes ensinamentos. Confiança, respeito e verdade deve estar sempre norteando as relações entre o adolescente e o cuidador.
Por Merioldes Santos Silva
Psicologa | Colunista
Psicologa | Colunista
Com Referencias:
Aberastury, A. & Outros. Adolescência. Porto Alegre, Ed. Artes Medicas, 1992.
Cória- Sabini, M.A. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo. Ed. Ática.1998. Rappaport, C. R. Adolescência.
Abordagem Psicanalítica. São Paulo, Ed. EPU, 1993.
Abordagem Psicanalítica. São Paulo, Ed. EPU, 1993.