Que os jogos comecem, corrida eleitoral ganha fôlego em Santaluz
A sorte está lançada os candidatos a ocupar as cadeiras da câmara Municipal de Santaluz e do gabinete executivo do município deixaram de ser um mistério guardado a sete chaves em um ano eleitoral atípico e curto graças às alterações sofridas pela lei eleitoral do país, os partidos após realizarem suas convenções PT , PMDB e PSD indicaram os concorrente das determinadas coligações e agora é hora do eleitor tomar a sua decisão. No entanto, até o dia 15 último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput). Mudanças ainda podem ocorrer.
Os eleitores decidirão e elegerão seus novos ou antigos representantes, novos nomes surgiram no cenário político local, bem como novos partidos demonstram agora representatividade e expressão nas urnas, no entanto ainda assistimos a dois grandes grupos se digladiarem pela cadeira maior do executivo, a principal coligação da oposição encabeçada pelo PMDB e o coligação situacionista ao qual pertence o PSD, partido do atual prefeito da cidade.
Campanhas reduzidas, custos mais baixos e eleitores supostamente mais atentos e críticos, já que o país vive um momento no qual a reestruturação política e os abusos midiatizados dos políticos estão em evidencia no cenário nacional, assim, acreditasse que o eleitor pesa mais suas escolhas na eleição deste ano.
Ainda falta muito para o dia “D” em que as urnas ecoará o grito de cada cidade por dias melhores, o espetáculo olímpico ainda deve distrair o eleitorado, porém as campanhas que devem ferver nas redes sociais, irão pôr mais lenha nessa fogueira, quem vai queimar ou servir com fartura em um dos lados desta moeda.
Legionário Urbano