Remoto e com mais de 6 mil visualizações, Colégio Ação promove a 19ª edição do Mosaico de Leitura

vemvercidade 08 Out, 2021 13:15 - Atualizado em 08 Out, 2021 14:53 Da Redação

Entre os dias 5 e 7  (terça-feira, quarta e quinta) o Colégio Ação realizou  mais Mosaico de Leitura, com o tema 'A leitura nos transporta para o mundo e nos traz de volta para casa', o evento, que chegou na sua 19ª edição, foi remoto e transmitido ao vivo pelo canal da escola no YouTube. As apresentações tiveram mais 6 mil visualizações na plataforma de streaming. 

1º Dia 

O primeiro primeiro dia de mosaico fez uma viagem pelos continentes traçando  uma linha do tempo até aos dias atuais, também trazendo a tona temas polêmicos, como guerras e preconceito.
No momento de abertura, contou com um bloco especial formado pelas professoras Ana Carolina e Tâmara, cantando belas músicas para animar o público. Logo em seguida, teve a formação da Mesa redonda, para discutir a importância da disseminação e influência da leitura — a mesa foi formada por militantes literários como Sara Cruz, conhecida como a Musa da Literatura, Marli, representando a Secretaria de Educação da cidade e Lísia dos Reis, do Projeto Esperançarte.

Foto: Colégio Ação

Na mesma noite, a bailarina Anna Thalita apresentou um balé que narra uma verdadeira transformação de vida. “Foi lindo de ver!”, comentavam as pessoas que assistiam a apresentação. 
Tivemos ainda apresentações da turma do 3º ano do Ensino Médio, extremamente emocionante, que falou sobre guerras, a força feminina, e o preconceito vivido pelas minorias no dia a dia. 

Foto: Colégio Ação

A turminha do 5º ano do Fundamental, contando histórias sobre suas viagens ao redor do mundo. 4º ano trouxe um novo olhar sobre as viagens e volta pra casa.
O livro do autor Lázaro Ramos, “Na minha pele”, foi trabalhado pelos alunos do 8 ano. Trata-se de uma obra forte, que faz uma viagem até o continente africano, retratando o preconceito sofrido por várias pessoas. 
Para finalizar a primeira noite do evento, teve a apresentação de Jussara, mulher preta, Mestra pela UNEB e que representa a força da mulher no Território do Sisal. Ela falou sobre suas experiências no campus e fora dele.

2º Dia 

O segundo dia de apresentações, foi animado pela banda do Colégio, a 'BMA', que trouxe um repertório eclético com muito alto astral. Além disso teve bate papo muito esclarecedor e agradável com o fotógrafo João Garcia, que falou sobre o valor do olhar.

Foto: Colégio Ação

O momento 'fofura' ficou por conta pequenos do Ensino Fundamental. O 1º ano fez apresentação lúdica do livro  “O Jardim de todos nós”. O 7º ano apresentou a 'A volta ao mundo em 80 dias' e o 9º, viajou pelos mares sem fim, descobrindo os limites e mundos diferentes, com o livro “Mar sem Fim”. 
E teve mais:  uma belíssima apresentação do grupo do Ensino Infantil, o G5, contando a história do “Patinho Feio” e a belíssima apresentação de Anna Thalita, com o balé do Cisne Negro.  Finalizando o 2º dia, as crianças do 6 o  ano apresentaram o livro “Crianças como você”, conhecendo culturas diferentes, e as vivências das crianças do mundo inteiro. 

Foto: Colégio Ação

3º dia 

O terceiro e último dia de evento, foi recheado de emoção. A noite começou com a participação das alunas Bia e Vitória, que falaram sobre escritores e Literatura. Em seguida, o  jornalista e Mestre em Cultura, Edisvânio Nascimento, falou sobre seus trabalhos literários e sobre a importância do incentivo à leitura.

Foto: Colégio Ação

Com o livro “As mil e uma noites”, os alunos do 2º ano do Fundamental 2, revelaram um segredo para o mundo ideal, repleto de respeito, amor e solidariedade com o próximo, através de apresentação lúdica. 
O 2º ano do Ensino Médio, fez uma triste viagem, porém necessária, com temas que machucam o coração, em “Muito longe de casa”, um livro que retrata a dor de quem está longe de sua nação, exilado e em meio a grandes guerras.

E para acalentar o coração, as crianças do 3º ano do Fundamental 1, mostraram as crianças daqui e as crianças de lá, na obra literária “Infâncias”. 

Já o 1º anos   Apresentou o livro “Um lugar bem longe daqui”, uma profunda e emocionante obra de Delia Owens. 

No bloco final das apresentações, as alunas Sara e Fernanda trouxeram um pouco da cultura latino-americana. Uma verdadeira viagem pelo México, Espanha, Brasil e outros.

Foto: Colégio Ação

E no apagar das luzes luzes, a emoção tomou conta. Foram feitas homenagens ao estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que participou do seu último Mosaico de Leitura. 
Para fechar a noite , a direção da escola revelou o tema da 20ª edição do mosaico que será 'A leitura realiza sonhos impossíveis'.

Foto: Colégio Ação