Rondas noturnas vão recolher animais de grande porte soltos nas ruas de Santaluz; multa e doação estão previstas

vemvercidade 25 Abr, 2025 11:18 - Atualizado em 25 Abr, 2025 11:31

A Prefeitura de Santaluz, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou uma operação para o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. A iniciativa inclui rondas noturnas e tem como objetivo reduzir riscos de acidentes e ordenar o espaço urbano.


Segundo a gestão municipal, os tutores dos animais recolhidos serão notificados, multados e também cobrados pelo custo da custódia durante o período em que o animal permanecer sob responsabilidade da Prefeitura.


De acordo com a Secretaria, a fiscalização será concentrada nas áreas com maior incidência de ocorrências envolvendo animais soltos. As ações estão sendo realizadas de forma contínua e incluem vistorias noturnas.


Prazo de 5 dias e possibilidade de doação: Ainda segundo a Prefeitura, se em até cinco dias o responsável não comparecer para regularizar a situação, o animal poderá ser destinado à adoção, seja por meio de instituições ou novos tutores. O objetivo, segundo a administração, é evitar a superlotação nos abrigos municipais.


A campanha também inclui ações de conscientização sobre posse responsável e abandono de animais, com o lema: “Abandono é crime. Colabore com a cidade. Proteja os animais e a vida de todos.”