Rui e prefeitos assinam consórcios para policlínicas em três regiões da Bahia; Serrinha sediará unidade na Região do Sisal

vemvercidade 03 Jun, 2019 23:01 - Atualizado em 03 Jun, 2019 23:28
Assinatura de protocolos de intenções dos consórcios interfederativos de saúde
Foto: Mateus Pereira/GOVBA Assinatura de protocolos de intenções dos consórcios interfederativos de saúde

O governador Rui Costa e mais 41 prefeitos da Bahia assinaram nesta segunda-feira (3), em Salvador, protocolos de intenções para a criação de três consórcios públicovai sediar a Policlínica Regional de Saúdes interfederativos de saúde nas regiões de Itaberaba/Seabra, Eunápolis/Porto Seguro e Serrinha que vai sediar a Policlínica na região sisaleira.


O firmamento dos consórcios viabiliza a construção de policlínicas de saúde nas três regiões. "Vamos iniciar a construção [das policlínicas] assim que ficarem prontas a topografia e a sondagem, que já mandamos fazer. Já escolhemos os terrenos em todas elas e, em breve, vamos publicar a licitação", disse Rui. 


Os consórcios têm o objetivo de viabilizar a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, assim como a prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. 


Policlínicas

Em toda a Bahia, já são oito policlínicas de saúde em funcionamento nas regiões Extremo Sul, Alto Sertão, Jequié, Irecê, Feira de Santana, Alagoinhas, Reconvale e Baixo Sul. Outras 11 unidades — instaladas em Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, São Francisco do Conde e Ribeira do Pombal — devem ser inauguradas ainda este ano.


Unidades de média complexidade e especializadas no apoio diagnóstico, as policlínicas são construídas em locais estratégicos. Elas regionalizam o atendimento de saúde para a cidadão, que passa a ter acesso aos serviços mais perto de casa, sem precisar se deslocar por longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.


Profissionais de diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, atuam no equipamento. Consultas e exames são disponibilizados por meio de agendamento prévio, realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.