Santaluz: Aos 16 anos, estudante lança primeiro livro em evento promovido pelo Educandário com escritores e educadores

vemvercidade 17 Set, 2021 11:05 - Atualizado em 17 Set, 2021 14:12

A escritora Caroline Marco Sampaio, de apenas 16 anos, lançou seu primeiro livro nesta quinta-feira (16), em cerimônia realizada no Auditório da Câmara Municipal e organizada pela Escola Educandário Construção do Futuro – instituição onde Caroline estudou até 2020, quando completou o ensino fundamental.

O livro, ‘Verdades amargas? XVersões de Mundo’, se desenvolve por meio de quinze textos que instigam reflexões sobre o significado da existência humana e suas complexidades, tais como amor, comportamento, revoltas, aborrecimentos, questionamentos e incertezas.

Com suas habilidades nas vertentes literária e musical, Sampaio acabou chamando a atenção de suas professoras e logo ganhou notoriedade de personalidades locais da literatura, como o escritor e comunicador Edisvânio Nascimento, que foi um dos convidados de honra da noite. “Conheci Carol em 2019, quando me fez uma visita ao lado de sua professora e amiga Bruna Silva, na Santa Luz FM, local em que à época, eu trabalhava. Na nossa primeira conversa, eu já percebi o grito poético de uma artista, de uma poetisa, que parecia sufocada para fazer ecoar e dizer-me algo acerca dos seus talentos, suas habilidades e potenciais”, revelou Nascimento.

Ao centro e falando ao microfone, Edisvãnio Nascimento. (Foto: VemVer Cidade)

A diretora do Educandário, professora Gercia Barboza, disse que o lançamento da obra simboliza a concretização de um sonho. “Sonhamos juntos com Carol e hoje estamos aqui. Aquela sementinha plantada dentro do nosso ambiente escolar, germinou”.

A também diretora, Ivone Mattos, destacou a importância do bom relacionamento entre escola e família. “Essa conquista, primeira de várias, é fruto da harmonia que sempre existiu entre a família de Carol e nossa instituição. Carol deixa um lindo legado para nossa escola, de criação e arte permeada de sentimentos e emoções que encantou a todos”.

Caroline Sampaio ao lado de Ivone Nascimento (à esquerda) e Gercia Barboza (á direita).  Foto: VemVer Cidade

Emocionada, a jovem escritora fez agradecimentos. “gratidão a todos pela presença e por tantas homenagens lindas feitas aqui nessa noite. Não posso deixar de agradecer aos meus pais, aos professores do Educandário, e deforma especial a pró Bruna Silva pelo incentivo, paciência e carinho”.

O evento ainda contou com as participações do cordelista e historiador Justino Nunes, da Secretaria de Educação Municipal Nilzene Pereira e da Diretora de Cultura Eva Lima, além de professores, representantes de ouras instituições de ensino e familiares da escritora. 

Fotos: VemVer Cidade