Santaluz: caravana do Saúde da Gente 'invade' Tapinha e oferece serviços gratuitos à população

vemvercidade 25 Ago, 2019 20:31 - Atualizado em 25 Ago, 2019 22:48 Da Redação
Voluntários do projeto em Tapinha, Santaluz.
Foto: VemVer Cidade Voluntários do projeto em Tapinha, Santaluz.

Moradores de Tapinha, povoado de Santaluz, e de localidades circunvizinhas receberam neste domingo (25) a caravana do projeto voluntário Saúde da Gente. Durante a ação foi oferecida uma série de serviços nas áreas de saúde e assistência social.

(Foto: VemVer Cidade)

Foram centenas de atendimentos realizados em um único dia, como ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivos, aplicação de flúor e limpeza, massoterapia, ortopedia, além de consultas com clínicos, nutricionistas,  cardiologista e psicologas. 

O médico Rogério Epifânio saiu de Feira de Santana para participar do projeto como voluntário. "Fui muito bem acolhido pela comunidade de Tapinha. É gratificante participar dessa inciativa pela missão humana que ele carrega. Espero participar de outras edições”, disse o clínico.

Clinico Rogério Epifânio participa da ação pela primeira vez. (Foto: VemVer Cidade)

A população também foi beneficiada com o 'Espaço da beleza’, com cortes de cabelos, escovas, além de serviços de manicure e pedicure. As crianças da localidade ainda se divertiram com uma turma fantasiada de personagens infantis que realizaram brincadeiras e distribuíram doces. Quase uma tonelada de alimentos, divididos em cestas básicas, também foram distribuídas às famílias carentes do povoado - que foram visitadas e mapeadas pelos voluntários previamente.

Essa foi a segunda edição do projeto, e envolveu cerca de 100 voluntários que se dividiram em varias funções. Mas tudo isso não era possível sem a parceria com a comunidade, como explica a funcionária pública e voluntária do projeto, Railda Ferreira que também é moradora de Tapinha. "A própria comunidade mostrou interesse em receber nossa caravana. Ficamos sensibilizados pelos pedidos de gente que tem dificuldades de usufruir atendimentos especializados”, explica.

Os consultórios foram instalados em residências da comunidade. A lavradora Valdiza dos Santos, de 52 anos, foi uma dos oito moradores que abriram as portas. “Quando soube que o Saúde da Gente estava vindo para Tapinha fique muito feliz… Enfrentamos dificuldades para ter acesso aos serviços da saúde pública… aproveitamos bastante essa oportunidade. Emprestei minha casa para essa ação justa que beneficia a todos,” disse.

Dona Valdiza [À direita] se sentindo realizada com a chegada dos voluntários (Foto: VemVer Cidade)

O Saúde da Gente é uma iniciativa do diretor da Clinica Bom Pastor, Arismário Barbosa Júnior, e da Fundação Professora Cleusa. 


Veja fotos na galeria abaixo