Santaluz: Colégio José Leitão discute desenvolvimento e sustentabilidade em Café Filosófico

vemvercidade 09 Mai, 2019 19:51 - Atualizado em 09 Mai, 2019 22:00
Além das palestras, os estudantes e convidados puderam participar de eixos temáticos de discussões acerca de temas voltados à proteção do meio ambiente.
Foto: Vem Ver Cidade Além das palestras, os estudantes e convidados puderam participar de eixos temáticos de discussões acerca de temas voltados à proteção do meio ambiente.

O Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz, e sua área de ciências humanas realizou nos 7 e 8 (terça-feira e quarta) o seu 4° Café Filosófico. Com o tema ‘Desenvolvimento e sustentabilidade: eu, o outro e a Terra’, o evento reuniu palestrantes, professores de diversas áreas e estudantes da instituição dos três turnos letivos.

De acordo com a direção do colégio, o objetivo desse café filosófico é provocar discussões e reflexões despertando nos estudantes da instituição a percepção de seres integrados ao ambiente, no qual, suas ações implicam diretamente no outro e em seu habitat.

A abertura do evento aconteceu na noite da terça-feira com a participação de professores do colégio e de outras escolas da cidade. Os docentes acompanharam a palestra do professor Jorge Nery, Presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e professor universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nery contextualizou o avanço do capitalismo após a Revolução industrial e os impactos no meio ambiente.

Na quarta-feira, o evento seguiu com palestras de Marcus Vinicius Rios da Silva, geógrafo; Ingridy Nascimento de Oliveira, psicóloga; Thiala Lima Barrêto, psicóloga, professora Maria Amélia; professor Marildo Lopes; Padre Elias; Nilmar dos Santos Silva, geógrafo e do diretor do José Leitão, Ananias Cruz, que também é biólogo.

Além das palestras, os estudantes e convidados puderam participar de eixos temáticos de discussões acerca de temas voltados à proteção do meio ambiente.

A vice-diretora Anedy Belisário, uma das organizadoras do evento, destacou a importância do Café Filosofico que faz parte do Projeto Político Pedagógico do José Leitão. “Neste ano, a temática sobre o desenvolvimento e sustentabilidade, envolvendo o eu,o outro e a terra, trouxe discussões muito relevantes ao contexto que estamos vivenciando no momento”.

“Entendemos que a escola é um espaço de transformações. Nenhum lugar é melhor para refletir e acordar de onde emana a força e os sinais para soluções diante das perversidades sociais”, pontua Belisário. “Nosso desejo é fazer desse projeto, momento e espaço de grandes contribuições filosóficas em nossa cidade”, finaliza.