Santaluz: Com apoio declarado de Marcinho e 'neutralidade’ da situação, Bolsonaro é derrotado com mais 11 mil votos de diferença

vemvercidade 29 Out, 2018 09:02 - Atualizado em 29 Out, 2018 14:09 Da Redação
 Marcicinho da CLN (DEM) declarou apoio a Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/facebook Marcicinho da CLN (DEM) declarou apoio a Jair Bolsonaro

Mesmo com o declarado apoio do vice-prefeito de Santaluz  Marcinho da CLN (DEM) a Jair Bolsonaro (PSL), – eleito Presidente neste domingo (leia) –, e com a ‘neutralidade’ da situação local, o candidato Fernando Haddad (PT) superou o capitão da reserva nas urnas em Santaluz. Foram 16.173 votos para o petista, equivalente a 77,81% dos votos válidos. Bolsonaro obteve 4.611 votos, totalizando 22,19%. Na zona eleitoral luzense, Haddad obteve 11.562 votos a mais que Bolsonaro. 

Vale ressaltar que Marcinho rompeu com o grupo político da Prefeita Quitéria Carneiro (PSD) em meados do segundo semestre do ano passado. Nessas eleições, ele apoiou o bloco de oposição ao PT. 

Durante a campanha de segundo turno, o vice-prefeito intensificou o apoio ao capitão da reserva do Exército. Neste domingo de eleição, ele publicou uma foto na sua conta no Instagram vestido com uma camisa estampada com as seguintes frases: ''#Santaluzé17'' e "meu partido é o Brasil".

(Foto: Reprodução/Instagram)

Já a situação, grupo liderado pela prefeita Quitéria e seu esposo Júnior do Max, aliada ao reeleito governador da Bahia, Rui Costa (PT), diferentemente do primeiro turno, onde fez uma grande mobilização nas ruas e nas redes sócias em prol da chapa encabeçada pelo petista baiano, neste segundo turno de campanha para escolher o novo Presidente, preferiu manter uma espécie de ‘neutralidade’ e não foi para o embate direto em defesa ao presidenciável Fernando Haddad que é do mesmo partido do governador. 

Outros números

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 30.062 eleitores estavam aptos para votar em Santaluz neste domingo (28), entretanto, 25,29% não compareceram às urnas. Esse percentual representa 7.603 eleitores. Os votos brancos e nulos somaram 1.675. 

No primeiro turno, a abstenção chegou a 23,53% dos votos [7.073 eleitores].