Santaluz conquista o Selo Prata do MEC de compromisso com a alfabetização

vemvercidade 06 Dez, 2024 18:47 - Atualizado em 06 Dez, 2024 19:05

O Ministério da Educação (MEC) divulgou,  nesta quina-feria, o resultado final da primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, e o município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, foi agraciado com o Selo Prata.


O Selo Nacional é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do MEC que visa premiar as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização. 


Santaluz foi um dos 1.062 municípios a conquistar o Selo Prata, entre os 4.578 participantes de todo o Brasil.


A secretária de Educação de Santaluz, Marli Nunes, comemorou a conquista e reforçou que o prêmio é resultado do esforço de todos os envolvidos na educação do município. 


“Este Selo Prata não é apenas um prêmio simbólico, mas a confirmação de que a educação em Santaluz está no caminho certo! Desde 2021, nossa prioridade sempre foi garantir um ensino de qualidade, e essa vitória é fruto do trabalho incansável do nosso Prefeito, da Equipe da Secretaria Municipal de Educação, dos nossos professores, coordenadores, gestores escolares, pais e, claro, dos nossos estudantes. Cada um desempenha um papel fundamental nesse processo de construção e avanço. Com a união de todos, continuaremos avançando para garantir ainda mais conquistas.”, afirmou a secretária.


O reconhecimento reflete o empenho da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa), e a colaboração de secretários e secretárias de educação e demais atores envolvidos. Ao todo, 2.592 municípios receberam o Selo Ouro, 1.062 o Selo Prata e 533 o Selo Bronze. A premiação envolve todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, com a participação de 4.578 municípios, representando mais de 82% do total de municípios do país.


O Selo tem como objetivo incentivar a adoção de políticas, programas e práticas educacionais comprometidas com o cumprimento das metas de alfabetização e redução das desigualdades, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em colaboração entre União, estados e municípios, busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de recompor as aprendizagens das crianças impactadas pela pandemia.


“A conquista do Selo Prata é um reflexo do empenho de toda a comunidade de Santaluz, que segue firme no compromisso com a educação de qualidade, com a certeza de que cada passo dado é um avanço importante para o futuro dos alunos do município”, completou Marli.