Santaluz: Coobencol realiza assembleia geral e elege nova diretoria
A Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização Ltda (Coobencol) se reuniu na segunda-feira (28), para eleger a nova diretoria e conselho fiscal, apresentar o relatório de gestão referente a 2021, além da apresentação e aprovação do plano de atividades para 2023 e reforma do estatuto.
O encontro ocorreu no Auditório Lindaura Carneiro de Araújo e contou com a participação ativa de mais de 60 associados da cooperativa.
Foto: VemVer Cidade
A atual presidente Valmira Lopes de Souza, da comunidade de Miranda, foi reeleita e continuará à frente da entidade nos próximos quatro anos. Ela terá como vice Renaldo do Vale; tesoureiro Pedro Genir; secretaria Claudecir Lopes e diretora de comercialização Leane Souza. Além dos diretores administrativos: Jorge Macedo, Núbia Oliveira e Sadrax Trabuco. Já o conselho fiscal ficará por conta de: Maria Celeste, Luciene Góes e Erica Bispo. Na suplência do conselho fiscal ficou: Patricia Santiago, Jorge Luiz Barreto e Maria da Paz Barreto.
Assembleia elegeu nova diretoria. Foto: VemVer Cidade
Valmira fez um balanço positivo da última gestão onde houve uma grande produção de alimentos para escolas públicas, através do Plano Nacional de Educação( PNE), estruturação da Loja Maria Bonita que fica no Centro de Santaluz e parcerias com a ALBA, IF Baiano, Equinox Gold e MOC.
Valmira foi reeleita presidente da cooperativa. Foto: VemVer Cidade
"Apesar da pandemia, e de um governo federal descompromissado com a agricultura familiar, continuamos lutando porque acreditamos na força de mulheres e homens de fibra que seguiram produzindo alimentos saudáveis. Continuaremos mais fortes do que nunca na geração de renda, trabalho e capacitação dos grupos de trabalho", destacou a presidente reeleita.
A COOBENCOL
Fundada em 2002, a cooperativa é uma entidade composta por um grande número de cooperados, tendo sua maioria composta por mulheres. A Cooperativa é uma organização de beneficiamento e comercialização de produtos alimentícios e de artesanato produzidos por trabalhadores rurais.
A entidade surgiu da mobilização das comunidades do município de Santaluz e região do território do sisal em torno da busca por investimentos e ações que possibilitaram a elevação da qualidade de vida da população, sem distinção de credo nacionalidade, partidarismo político, religiosidade ou classe social. Desde que se constituiu a cooperativa tem como finalidade de discutir e representar os interesses coletivos, estimular o desenvolvimento progressivo de seus cooperados.