Santaluz: Disciplina de Educação Financeira é destaque na escola Interativo em meio à crise provocada pela pandemia

vemvercidade 10 Ago, 2020 14:22 - Atualizado em 10 Ago, 2020 17:54
Imagem ilustrativa
Reprodução Imagem ilustrativa

O Centro de Educação Interativo, escola localizada em Santaluz, promove aulas  de Educação  Financeira no intuito de desenvolver hábitos de poupar e investir. O projeto 'Minha Grana' é coordenado pela professora Cosma Ferreira, com apoio de outros professores da instituição — abrangendo alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental — vem ganhando ainda mais relevância em meio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. 


O projeto iniciou em fevereiro e segue mesmo com a paralisação das aulas presenciais. 


Os alunos foram estimulados a confeccionar  um cofre com uma lata de leite. A poupança é individual e cada estudante traça objetivos  com poupança que vai até dezembro. 


“Esse trabalho é de grande relevância não só para o aluno, mas principalmente para a sociedade. Acreditamos que um cidadão organizado financeiramente contribui para o crescimento de uma sociedade próspera”, pontua a professora Cosma.


O estudante do 5º ano, Caio da Silva Santos, de 10 anos, é um dos mais  entusiasmadas com disciplina. Com as economias realizados, ele já comprou galinhas para revender e recentemente fez um novo cofre com o objetivo de adquirir uma bezerra.


Caio faz economia com objetivo de comprar animais reprodutores. Foto: arquivo pessoal 

Caio disse que a aquisição da bezerra é para futuramente produzir leite e reprodução da espécie. “Basta querer, ter paciência e juntar dinheiro que os sonhos viram realidades”, disse o estudante, que revelou também que pretende ser veterinário. 


A direção do Interativo tem buscado dialogar mais com os alunos nesse novo cenário, além de lidar com o reposicionamento financeiro dos pais, que precisaram ajustar as finanças a uma realidade de redução de ganhos em muitos casos. Dentro deste cenário, segundo a gestão, “o tema tema educação financeira vem se mostrando um grande diferencial para os estudantes e pais, pois, quando trabalhada adequadamente, não ensina apenas a importância do dinheiro, mas também a importância de ter sonhos e objetivos para o futuro, e isso é fundamental nesse momento.”