Santaluz: Emoção marca encerramento do XVII Mosaico de Leitura do Colégio Ação

vemvercidade 04 Out, 2019 16:08 - Atualizado em 04 Out, 2019 16:54 Da Redação

A emoção tomou conta do último dia do XVII Mosaico de Leitura do Colégio Ação, no Santaluz Sisal Clube, nesta quinta-feira (3). Houve despedidas, homenagens e muita reciprocidade entre estudantes, professores e gestores da instituição, que durante três dias se dedicaram para apresentar um dos maiores eventos educativos já realizados na cidade. 

Foto: VemVer Cidade

“Chegou ao fim e nós, não poderíamos estar mais realizados! Como foi lindo ver todos interagindo, partilhando, colaborando e se entregando ao nosso evento. Evento esse que foi abrilhantado durante os três dias pelas apresentações dos nossos alunos e pela presença assídua da comunidade luzense”, destacou Jussara Secundino, diretora do Ação.

Equipe do Colégio Ação. (Foto: VemVer Cidade)

Durante os três dias, cerca de mil pessoas prestigiaram o evento e mais de 30 obras literárias foram apresentadas durante os turnos matutino, vespertino e noturno, estimulando o hábito e o gosto pela leitura, além da ampliação do conhecimento sobre diferentes gêneros textuais. Um verdadeiro festival de arte, música, cultura e literatura promovido pelos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.

Foto: VemVer Cidade

Além de todos esses números, tiveram também muita emoção com a despedida dos alunos do 3º anos. Eles receberam homenagens de familiares que trouxeram um pouco da memoria afetiva ao salão do clube. Não faltaram abraços e lagrimas nessa ato que fechou um ciclo para os concluentes do Ensino Médio. 

Foto: VemVer Cidade

“Depois que passa ... assistindo aos vídeos, as imagens e lendo os textos, os sentimentos surgem de uma forma inexplicável... agradecimento, alegrias, saudades .. tudo ao mesmo tempo! Obrigada família, colegas e pró Jussara grande idealizadora desse projeto! Aos alunos que são os principais responsáveis por tudo, meu imenso agradecimento”, disse a professora de Literatura, Cacilda Cunha, que foi homenageada pelos estudantes ao final do evento. 

Professora Cacilda foi uma das docentes homenageadas pelos alunos. (Foto: VemVer Cidade)

A professora de redação Debora Ferraz, que também recebeu homenagens, avaliou de forma positiva o desempenho dos alunos. “Uma sensação incomum. O mosaico de leitura do Fundamental 1 mexeu com a minha memória afetiva todo o tempo. O F2 nos levou a transcender para um espaço literário incomum. E o ensino médio criou uma nova memória afetiva. A certeza de que estou no caminho certo enquanto educadora”, disse. “Só o Colégio Ação pode ter a magia de nos levar a vivenciar tantas emoções. E eu tenho um orgulho imenso de fazer parte dessa equipe”, concluiu a docente.

Foto: VemVer Cidade 

A professora Marcela Pedreira também falou sobre o evento e considera o mosaico como  um patrimônio cultural e imaterial: “Minha memória afetiva do mosaico floresceu nesses três dias! Pude viver as emoções como mãe durante anos, hoje percebo ainda mais a importância desse projeto,  pois a escola vive, as crianças se dedicam, a importância desse projeto não é apenas para os alunos da escola,  mas para a nossa cidade. O mosaico hoje é um patrimônio cultural e imaterial. Parabéns família ação! Muita gratidão!”.


ABAIXO, CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO ÚLTIMO DIA DO  MOSAICO