Santaluz Fest: Unidade móvel da SPM-BA oferece atendimento especializado às mulheres durante os dias de evento
A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM BA) disponibilizou uma unidade móvel para oferecer atendimento psicossocial e jurídico a mulheres vítimas dos diversos tipos de violências. Nos dias 26 a 28 de julho, a unidade móvel estará na Rua Nilton Oliveira, próximo à Caixa Econômica, durante o Santaluz Fest. O atendimento acontecerá das 20h às 23h.
Na unidade móvel é feita uma coleta de dados pessoais e a equipe da secretaria faz o levantamento sobre a violência sofrida. Em seguida, há o direcionamento para os serviços de acolhimento e triagem, para uma escuta mais qualificada e o encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial de saúde e Defensoria Pública.
Além do atendimento, as mulheres também recebem matérias informativos do programa Oxe, me respeite!, como ventarolas, adesivos e tatuagens, explicando as formas de assédio e de importunação sexual, reforçando que “Não é não”. O material também viabiliza o Dique 180, para denúncias.
As atividades na unidade móvel contam com a parceria de diversos órgãos, como: Defensoria Pública, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Tribunal de Justiça, Hospital da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, e as prefeituras municipais, por meio dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).